A Universidade Estadual Paulista é uma das mais desejadas entre os futuros universitários. Qualidade, ensino, pesquisa e extensão é o lema da UNESP, que a mais de 40 anos gradua alunos. Considerada a segunda melhor universidade do país, titulo obtido pela premiação oferecida pela Editora Abril.

Publicidade

UNESP

O Vestibular UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é o processo seletivo para ingresso em cursos de graduação da UNESP, uma das principais universidades públicas do estado de São Paulo. A UNESP oferece mais de 100 opções de cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento, como ciências exatas, ciências humanas, ciências da natureza, ciências sociais aplicadas, engenharias, entre outras.

Publicidade

O Vestibular UNESP é realizado anualmente e as inscrições costumam começar no mês de agosto. Para se inscrever, é preciso ter concluído o ensino médio e ter pago a taxa de inscrição. Além disso, é necessário preencher um formulário de inscrição e enviar cópias de documentos como RG, CPF e certificado de conclusão do ensino médio.

O Vestibular UNESP é composto por provas objetivas e redação. As provas objetivas são realizadas no mesmo dia e abordam conteúdos de língua portuguesa, literatura, matemática, história, geografia, física, química, biologia e inglês. A redação é realizada em outro dia e consiste na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema de atualidade.

Para se acadêmico da UNESP é preciso se aprovado no exame de Vestibular é ter o Ensino Médio Completo, comprovado através de diploma devidamente registrado no MEC. Além disso, para os alunos que desejam ingressar nos cursos de design, arquitetura, artes ou física, é necessário ser aprovado em exame especifico, para conferir as habilidades mínimas exigidas para ingresso, é a chamada prova de habilidades do curso.

Publicidade

Vestibular UNESP 2024

O Vestibular UNESP é elaborado e aplicado pela própria instituição, que divide o exame em duas etapas, de três dias. A primeira etapa é totalmente eliminatória e a segunda é classificatória. Na primeira etapa o candidato realiza as provas de língua estrangeira, física, química, biologia, matemática, história e geografia. São 90 questões de múltipla escolha, com apenas 1 verdadeira.

Quem obter aprovação na primeira etapa está apto à segunda. Nesta fase as provas são de questões multidisciplinares na área Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, feitas no primeiro dia da segunda fase. E no segundo dia, os inscritos fazem avaliação de Linguagens e Códigos e Redação. Os aprovados nesta segunda etapa são aptos a se matricularem no curso escolhido. Apesar de ser multi campi, a UNESP permite apenas que cada candidato se inscreva a um único curso.

Há duas oportunidades de ingresso na UNESP, uma é em julho, no chamado vestibular de inverno. Neste a Universidade oferece 630 vagas, que são distribuídas entre 15 opções de curso. A outra acontece no vestibular de verão, realizado no mês de dezembro, onde aproximadamente 6.400 vagas são disponibilizadas e distribuídas entre as 153 opções de curso da UNESP.

As inscrições para a realização do exame custam mais de R$130, mas os candidatos podem solicitar a redução ou isenção da taxa em caso de comprovação de baixa situação socioeconômica.

Para os que desejam utilizar a nota do ENEM, a UNESP dispõem desta opção, todavia esta nota só é utilizada para a composição final na segunda fase e não vale para as provas de habilidades especifica.
O vestibular do ano de 2015 apresentará mais vagas disponíveis, por causa da criação dos novos cursos de Engenharia e também por causa da criação da nova unidade da UNESP, localizada em São João da Boa Vista.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *