A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fora instituída no dia 11 de fevereiro, do ano de 1932, sendo seu primeiro nome apenas “Faculdade de Direito”, pois à princípio oferecia apenas o curso de graduação em Direito. De inicio não era uma instituição oficializada, ganhando este reconhecimento apenas no ano de 1935.
O surgimento da UFSC nasceu da necessidade de se juntar todas as faculdades da Capital, Florianópolis. Logo, no ano de 1960 a ideia se concretizou e através da Lei de número 3.849, oficializou-se legalmente a Universidade Federal de Santa Catarina, que agora oferecia os cursos de Medicina, Direito, Farmácia, Filosofia, Odontologia, Serviço Social, Ciências Econômicas e engenharia Industrial. A aula inaugural ocorreu só em 1962.
Vestibular UFSC 2015
Desde então a universidade UFSC cresceu e hoje é reconhecida como uma das mais importantes do país. São 82 cursos nas diversas áreas, gratuitos e disputados através de Vestibular. Seu vestibular e um dos mais difíceis e concorridos do Brasil, o curso de Medicina chega ter 103,01 candidatos por vaga.
As provas da UFSC ocorrem em uma única fase, dividida em 3 dias seguidos. Em cada dia o candidato tem 4 horas para fazer as avaliações. No primeiro dia são feitas as provas de Português e Literatura, Língua Estrangeira, Biologia e Matemática. As questões são dividas em múltipla escolha e/ou abertas.
Já no segundo dia os candidatos fazem as avaliações de Geografia, História, Química e Física, cada prova é composta por 10 questões, que são de múltipla escolha e/ou abertas.
Já no terceiro e último dia é feita a avaliação de Redação e mais 4 questões discursivas.
É possível utilizar, para ingresso em curso de graduação na UFSC, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), todavia o candidato deverá informar este desejo no ato da inscrição no Vestibular. Vale ressaltar que 30% da nota final do Vestibular da UFSC serão acoplados junto a nota do ENEM, para o resultado da média final.
Entretanto, se a nota do vestibular sozinha for maior que a somatória (ENEM + Vestibular), é considerada apenas a nota do Vestibular, beneficiando o candidato. Caso ocorra vagas remanescentes a nota do ENEM é utilizada como critério único para preenchimento destas.
Para os estudantes que desejam prestar Vestibular utilizando o sistema de cotas, a UFSC reserva 30% de suas vagas anuais, em cada curso. Estas cotas, por sua vez, são devidamente distribuídas de acordo com a Lei das cotas, do MEC.
+ Leia também: Cotas nas Universidades Públicas do Brasil