Associando diversão e profissionalismo, o trabalho com o esporte parece ser uma boa alternativa no mercado de trabalho, uma vez que a área esportiva é bem ampla e compreende várias oportunidades de atuação. Para saber mais a respeito, segue uma lista com dez opções para quem quer trabalhar com esporte, vale lembrar que não se trata apenas de futebol que é a paixão nacional, mas de outros esportes também.
Trabalhar com Esportes
A educação física, por exemplo, é a primeira profissão que vem à mente quando falamos de esporte, não é mesmo? Aquele que é bacharel ou licenciado em Educação Física é responsável pela organização, execução e supervisão de atividades físicas, seja para crianças, seja para adultos em várias modalidades de esporte.
Educação Física
A profissão permite sua atuação não somente em escolas, mas em clubes, academias de ginástica e prestação de atendimento individual, como personal trainer. No caso dos fisioterapeutas, sua formação é alicerçada na prática esportiva, pois, trabalha diretamente com o tratamento e a prevenção de doenças e de lesões dos atletas, sua atuação é fundamental nos clubes de futebol e de outros esportes.
Psicólogo Esportivo
As profissões do psicólogo e do médico também são necessárias no ramo esportivo, no caso do psicólogo, sua função é a de manter o equilíbrio entre a parte física e mental dos atletas, mediante a pressão e o estresse por que passam os jogadores nesse mercado.
Medicina Esportiva
Já no caso dos médicos, a medicina esportiva é a modalidade que trata da influência das atividades físicas no organismo das pessoas, sua função é a de auxiliar na prevenção e no tratamento dos distúrbios oriundos da prática esportiva, bem como na orientação e no acompanhamento das equipes de times e dos atletas individualmente.
+ Confira também: As Profissões Mais Legais do Mundo e os Melhores Empregos
Jornalista Esportivo
E, em uma relação menos comum com as práticas esportivas, as profissões referentes à formação em Rádio e TV, Fotojornalismo, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Marketing ou Estatística, essas profissões também têm bastante a ver com o mundo esportivo.
O profissional habilitado em Rádio e TV pode ser locutor ou comentarista esportivo; para os fotojornalistas, existe a possibilidade de ser fotógrafo dos eventos esportivos, como é o caso da Copa do Mundo; no caso dos jornalistas, eles poderão cobrir os eventos esportivos, trabalhando nos veículos midiáticos que são direcionados para esse tipo de atividade.
Nutrição Esportiva
Que tal cuidar da alimentação e dieta profissionalmente de atletas de alto nível? Sim, esses profissionais necessitam de uma alimentação regrada que influenciam diretamente em seu desempenho na prática de esporte, a nutrição esportiva é de suma importância para o mercado de clubes e atletas.
Marketing Esportivo
Você deve saber que atletas de alto desempenho faturam milhões por ano, e isso é devido ao marketing por trás do atleta, são direcionamentos geniais para a propaganda que agências fazem que acabam ocasionando em uma imagem autêntica e gerando milhares de vendas para o clube ou profissional. O profissional de marketing esportivo está em grande ascensão, confira nosso artigo: NEYMAR – Faturamento e Patrocinadores .
+ Leia: Curso de Treinador de Futebol
Para os formados em Relações Públicas, os trabalhos na coordenação de eventos esportivos ou na assessoria de clubes e de equipes são boas alternativas; já para os publicitários, a atuação em campanhas esportivas costuma ser bastante rentável. Quando àqueles que trabalham com a estatística, as estatísticas esportivas estão lado a lado com os jogos.