Desenvolver o raciocínio lógico é útil para os estudos, o trabalho e até para situações do dia a dia.
Existem três tipos de raciocínio lógico: indução, dedução e abdução. A indução é a definição de regras. Por exemplo, sempre que chove, a grama fica molhada. Se chover amanhã, a grama ficará molhada. A dedução é o raciocínio matemático, que determina a conclusão: choveu hoje, portanto a grama está molhada. A abdução alia as regras e as conclusões: a grama está molhada, isto é sinal de que deve ter chovido.
Sempre que existe uma dúvida, um dilema entre duas ou mais opções, entra em jogo o raciocínio e, se ele é bem desenvolvido, é feita a melhor escolha para a situação, garantindo a obtenção de satisfação e prazer.
Raciocínio Lógico
O raciocínio lógico é um aspecto importante na tomada de decisões, na expressão de um pensamento e na produção de argumentações coerentes. Nos concursos públicos, muito procurados atualmente, quase sempre é proposto um teste de raciocínio lógico e, mesmo para a resolução das questões de português e matemática, o raciocínio treinado é bastante útil: este é mais um motivo para treiná-lo.
A escola virtual oferece um curso de raciocínio lógico de apenas 40 horas, com início imediato, por apenas R$ 50 (incluídos o material didático, tutoria online e certificado de conclusão). As aulas podem ser assistidas tantas vezes quantas forem necessárias para dirimir dúvidas, sem custo adicional.
O curso aborda conceitos básicos, como premissas, proposições, e construção de tabelas verdade, que permitem avaliar os problemas cotidianos e encontrar as melhores respostas, seja para desafios, seja para situações banais.
Curso de Raciocínio Lógico
As videoaulas são interativas e podem ser assistidas nos horários mais convenientes para o aluno, com exemplos práticos e exercícios. São três unidades que abordam a introdução ao raciocínio lógico, associações analíticas de raciocínio e lógica da argumentação. Os conteúdos dos módulos são os seguintes:
Unidade 1: conceitos do raciocínio lógico, premissas, inferências, conclusões e argumentos, proposições, conectivos lógicos, cálculo proposicional e tabelas verdade;
Unidade 2: tautologia (a expressão da mesma ideia de formas diferentes), equivalências tautológicas, contradições, contingências (o status de proposições que não são necessariamente verdadeiras ou falsas), diagramas lógicos e silogismos;
Unidade 3: validade de um argumento, argumentos dedutivos e indutivos, argumentos dedutivos válidos e inválidos e equivalências.