Todo mundo quer tomar as escolhas profissionais certas e ser bem-sucedido na vida, não é mesmo? Nesse sentido, parte importante desse processo é saber escolher a função mais lucrativa e com maior demanda no mercado de trabalho. Um dos critérios para se optar pelo curso superior e pela universidade a ser frequentada é saber qual deles traz as profissões mais promissoras e dão mais retorno financeiro aos formados.
Mas como saber selecionar os cursos que estão em alta? Como identificar aquilo que será mais lucrativo e está em destaque? Qual serão as faculdades que dão mais dinheiro, de fato?
Qual Faculdade está em Alta no Mercado?
O que se sabe é que a escolha de uma profissão é algo minucioso e difícil e que a escolha do curso e da universidade certa é uma das primeiras etapas de uma longa caminhada rumo ao sucesso. Pois, assim como há pessoas com boa formação acadêmica e que ganhou mal com a profissão escolhida, há aquelas que nem exercem a profissão para que se formaram, trabalhando em áreas distintas de sua formação, mas que, por ventura são mais lucrativas.
É sabido que uma das maiores motivações do exercício do trabalho é o retorno financeiro, a disparidade consiste em não se ganhar o que se merece ou o que se precisa com o esforço profissional feito. A escolha do curso e da universidade a ser cursada deve considerar a expectativa de renda de cada um, pois, é claro que se a pessoa quiser ganhar 20 mil reais, ela deverá escolher uma profissão que o pague.
Cursos Superiores que dão Melhores Salários
Levando esse critério em consideração, o site da Revista Exame fez uma lista com as trinta profissões mais em voga no ano passado, em 2013, entre elas estão: que estarão em alta em 2013, abaixo selecionei algumas da lista das 30 divulgadas por eles: engenheiros; analistas de SEO e especialistas na área de Mobile Marketing, por exemplo.
+ Confira: As Profissões com os Melhores Salários no Brasil
Já no caso das profissões mais lucrativas, elas nem sempre condizem àquelas que estão na moda, mas as que, de fato, rendam bons ganhos assim que o profissional seja lançado ao mercado de trabalho. Nesse caso, há aquelas em que se pode ser seu próprio patrão ou funcionário, é o caso dos médicos, dentistas, advogados, pedagogos, administradores ou vendedores, por exemplo. Há, por outro lado, aquelas funções que nunca cessarão, uma vez que as pessoas necessitam delas em todos os tempos e circunstâncias, logo, nunca poderão ser descartadas do mercado.
Segundo o Ministério da Educação em seu relatório anual do Índice Geral de Cursos, estão no rol dos cursos superiores mais ofertados no Brasil, os seguintes: Administração; Pedagogia; Direito; Ciências Contábeis; Jornalismo; Ciência da Computação; Enfermagem; Letras; Biologia; Fisioterapia e Matemática.