Cursar uma universidade atualmente é primordial para quem pretende se destacar no mercado de trabalho e conseguir um bom emprego. Porém, entrar em uma boa faculdade não é tarefa das mais fáceis, afinal, o processo seletivo para as boas universidades gratuitas são realmente difíceis e concorridos, tornando complicada a vida de quem busca estudo de qualidade de graça. Visando disponibilizar ensino de qualidade para todas as classes econômicas, o governo federal criou em 2004 o ProUni – Programa Universidade para Todos.
ProUni – Programa Universidade para Todos
Cursar uma boa faculdade paga é privilégio de poucos. Os valores, muitas vezes, não cabem nos orçamentos, sendo altos demais para a grande parte dos que buscam no ensino superior um melhor futuro para a carreira.
E o ProUni 2016 vem justamente com objetivo oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em universidades pagas em todo o Brasil, facilitando o acesso ao estudo superior de qualidade para todos. Apesar de visar alunos de da rede pública, o programa não exclui alunos que concluíram o ensino médio em instituições privadas, desde que os mesmo tenham cursado a escola privada na condição de bolsista (integral).
Como participar do ProUni 2016?
Para participar do ProUni 2016 é preciso ter participado da ultima edição do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio- tendo conseguido, pelo menos, 400 pontos na prova de conhecimentos gerais e não pode, de maneira nenhuma, ter sua avaliação de redação zerada ou anulada. A pontuação no Enem posiciona o ranking dos alunos na hora de escolher o curso e a instituição de sua preferência.
O aluno sempre terá duas opções de curso, pois as vagas oferecidas pelo ProUni 2016 são limitadas dentro das Universidades participantes, ou seja, em alguns casos, o aluno obtém a pontuação mínima, mas, devido à grande procura pelo curso que escolheu e seu lugar no ranking de classificação geral, o aluno pode acabar não conseguindo o curso da primeira opção, podendo se matricular na segunda opção. Caso o aluno não deseje cursar a segunda opção, ele pode ainda entrar em uma lista de espera para vagas remanescentes ou para o segundo semestre do ano.
Como funciona as bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni ?
As bolsas de estudos oferecidas pelo ProUni são divididas em dois tipos: integrais e parciais. As bolsas de estudo integrais pagam totalmente o valor do curso. Para poder concorrer a uma bolsa integral o aluno precisa ter o pré-requisito: a renda familiar do estudante não pode ultrapassar a média de um salário mínimo e meio.
Já as bolsas parciais do ProUni, que pagam parte do curso, são divididas em dois valores: 50% e 25% de bolsa de estudo. O pré-requisito para a bolsa integral de 50% é que a renda familiar do aluno não ultrapasse a média mensal de 3 salários mínimos. Já para a bolsa de estudo de 25% a renda familiar do candidato não deve ultrapassar o valor de três salários mínimos, mas esse desconto é dado para alunos que escolheram cursos com mensalidade de até 200 reais.
ProUni Inscrições 2016: Veja como realizar sua inscrição
Para se inscrever no ProUni 2016 é preciso que aluno tenha conseguido a pontuação mínima no Enem 2014 e atenda aos pré-requisitos de renda. Tendo os 400 pontos, redação com pontuação e atender aos requisitos de renda, o aluno deve acessar, em janeiro de 2016, o portal oficial do ProUni e realizar sua inscrição. Não é cobrada nenhuma taxa para se inscrever no Programa Universidade para Todos.
Para maiores informações, visite o site oficial do ProUni – http://siteprouni.mec.gov.br ou Site do ProUni (site não oficial).
+ Acesse também: PROUNI 2016 Como se Inscrever – Passo a Passo
Muito boa as dicas e explicações do ProUni.