O marketing se baseia em quatro palavras: produto, preço, praça e propaganda. O produto deve ser de boa qualidade, satisfazer as necessidades e desejos do consumidor e destacar-se na comparação com a concorrência. O preço é uma ferramenta de marketing, mas engana-se quem imagina que basta baratear o produto: existem segmentos de mercado que preferem itens mais sofisticados. Uma simples marca reconhecida como “in” é o suficiente para que um item possa ser vendido por um preço até dez vezes maior do que o praticado por um similar “genérico”.
Produto, Preço, Praça e Propaganda
A praça é a localização geográfica da empresa. É preciso estar atento para o estabelecimento de concorrentes na região, alteração das características do público (por exemplo, o envelhecimento dos clientes fidelizados ou a inauguração de uma escola nas proximidades, trazendo crianças e jovens como clientes potenciais).
Empresas que distribuem seus produtos em nível regional ou nacional devem estar atentas para as características de cada região, direcionando suas ações para atender a cada uma delas. Até as diferenças de linguagem podem prejudicar as vendas; portanto, muitas vezes é preciso investir em ações locais.
Por fim, a propaganda é o conjunto das estratégias de marketing para informar, convencer e relembrar o público sobre as características do produto ou serviço. Propaganda e promoção são ferramentas para aumentar a participação no mercado, melhorar a imagem da marca, aumentar o conhecimento do público sobre o negócio, identificar vantagens competitivas e preparar terreno para vendas futuras.
As Ações de Marketing
Uma pequena empresa pode utilizar pequenos cartazes com ofertas e descontos, oferecer cupons de descontos (a cada dez compras de um produto, a próxima aquisição é grátis ou tem um abatimento), distribuir filipetas de divulgação nos arredores. Os fabricantes costumam oferecer cartazes de seus produtos para afixação nos pontos de venda.
A organização do ambiente também é importante: ele precisa ser limpo, agradável, com os produtos estrategicamente posicionados para atrair os clientes (por exemplo, produtos colocados no mesmo nível de visão dos consumidores vendem mais dos que estão abaixo ou acima deste ângulo; a forma de empilhar os artigos também pode ser chamativa).
Para ter sucesso no Marketing, as 4 práticas fundamentais são:
- Ter um plano de marketing;
- Traçar um orçamento real da campanha;
- Ter pessoas profissionais capacitadas para elaborarem e desenvolverem o projeto;
- Definir medidas/cálculos e usa-las de forma correta, demonstrando o impacto do marketing na empresa.
Por fim, o atendimento deve ser impecável: pesquisas indicam que uma pessoa que recebe bom tratamento passa esta informação para um possível cliente, enquanto a que se sente menosprezada comunica a dez amigos o mau atendimento recebido.
Médias e grandes empresas têm à disposição inúmeros instrumentos: anúncios em mídia impressa, rádio, TV e cinema, promoções para distribuidores, revendedores e consumidores finais, estratégias de merchandising, campanhas de fidelização, qualificação, identificação visual dos pontos de venda e pontuação cumulativa são alguns exemplos.
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A qualificação constante do pessoal da empresa é fundamental e, em tempos de globalização, a utilização da internet para a divulgação é extremamente importante. Cerca de metade dos consumidores faz compras pela rede ou pesquisa artigos e preços antes de dirigir-se a uma loja física.