Não é novidade para ninguém: abrir uma empresa e ser seu próprio chefe é o desejo de grande parte das pessoas, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo. Ser dono do próprio negócio é sim um caminho para a autonomia e crescimento profissional, mas também exige, e muito, do trabalhador, afinal de contas, não basta apenas ter idéias e o capital: é preciso conhecer seu mercado consumidor e concorrência antes de tirar o sonho do papel. Para fazer o sonho virar realidade, é fundamental traçar um bom plano de negócios.
Plano de Negócios
Um plano de negócios é um planejamento de tudo que envolverá seu futuro negócio: ideias, cronogramas, gastos, mercado, estratégias, administração, finanças, metodologia de trabalho e operacional. Tudo, desde os pequenos até os maiores detalhes, devem ser sempre apontados dentro de um aplano de negócios. Assim ,ele servirá com um guia durante a execução de seu projeto, auxiliando a lidar com os por menores de seu negócio.
Segundo José Dornellas, especialista, um plano de negócios pode evitar em até 60% uma falência, otimizando a administração não só de capital de giro, mas de todas as etapas que envolvem a evolução do empreendimento.
Caso as dúvidas comecem a aparecer e se multiplicar na hora de por seu plano de negócio no papel (ou no computador, afinal estamos em plena era digital), um organização que em muito ajuda empreendedores é o Sebrae – Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário. O Sebrae disponibiliza gratuitamente valiosas ferramentas que auxiliam no momento de montar seu planejamento. Confira algumas das ferramentas mais importantes que o Sebrae oferece de graça para traçar seu plano de negócio:
Negócio Certo
O canal Sebrae Negócio Certo busca orientar novos e experientes empreendedores através da palavras de especialistas. O portal disponibiliza conteúdo voltado para empresas que buscam crescimento e valiosas dicas para os que estão iniciando. Para conhecer mais, visite o portal: www.negociocerto.sebrae.com.br
Click Marketing
Espaço que auxilia a montar uma estratégia de marketing para a empresa. Analisa planejamentos (a longo, médio e curto prazo), faz levantamentos de concorrência e público alvo e ainda oferece suporte para campanhas de marketing. Para saber mais, visite o link: www.clickmarketing.sebrae.com.br
Bússola SEBRAE
Serve literalmente para dar direção ao empreendedor. Ajuda a analisar o mercado concorrente e assim melhorar as ações futuras para melhorar o desempenho da empresa frente ao mercado. No momento, a ferramenta passa por reformulação e se encontra indisponível para os usuários, com previsão de volta em 2013, em um formato mais fácil e avançado.