Antes de lançar um novo produto ou serviço, as empresas utilizam a pesquisa de mercado para verificar sua aceitação.
A pesquisa de mercado é um instrumento que permite às empresas – indústria, comércio e serviços – conhecerem seus possíveis clientes, tendências que surgem e mesmo alterações numa determinada região: por exemplo, um mercado pode beneficiar-se com a instalação de uma escola nas imediações, aumentando a oferta e exposição de produtos para crianças e adolescentes; o inverso se dá quando a população de determinado bairro envelhece e a frequência a bares, baladas e academias é reduzida.
Pesquisa de Mercado
Considerando os problemas e objetivos da empresa, é desenvolvido um plano de pesquisa de mercado, que consiste na coleta e análise de informações. Feito este levantamento, a agência de pesquisas apresenta os resultados para o cliente, que deve então redirecionar suas ações para atender às novas necessidades e desejos de seus clientes.
Um exemplo concreto: certo fabricante de absorventes higiênicos identificou queda significativa na venda de um de seus produtos. Feita a pesquisa de mercado, verificou-se que o público considerava o produto antigo. O fabricante imediatamente corrigiu o problema, alterando os anúncios comerciais e organizando ações locais dirigidas ao público jovem. Em pouco tempo, o produto retomou sua posição no mercado.
É impossível conversar com todo o universo de consumidores. Por isto, uma pesquisa de mercado é sempre feita por amostragem: identifica-se o público por idade, sexo, renda familiar, escolaridade, etc. A partir disto, são feitas entrevistas com um grupo de cada item considerado importante. Numa população de dez milhões de pessoas, uma amostragem de dois mil entrevistados é suficiente para identificar interesses, tendências e rejeições, desde que a estratificação seja bem feita.
Existem dois tipos de pesquisas de mercado: as qualitativas e as quantitativas. As pesquisas qualitativas são feitas com pequenos grupos e seus resultados são específicos, não podem ser universalizados para outros grupos de consumidores. A análise é feita com base em informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos mais profundos. Por isto, as entrevistas são abertas.
As pesquisas quantitativas tentam provar determinada hipótese, num leque de possibilidades. Ao lançar um novo produto, a empresa quer saber se ele vai ter aceitação em determinada classe social, cidade ou região do país. A pesquisa busca um resultado estatístico e por isto utiliza questionários fechados, com múltiplas alternativas. As quantitativas também lançam mão da observação do meio – o pesquisador verifica, em determinado ambiente, os costumes e preferências da população.
Existem vários cursos que ensinam métodos e técnicas de pesquisa de mercado. Alguns são específicos para estudantes de administração, economia, marketing, sociologia, etc., enquanto outras são online, inclusive gratuitas, para quem tem interesse pelo assunto.