O Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais, comparando-se com o restante do mundo. Prova disso é o alto número de perfis brasileiros distribuídos em redes sociais como Linkedin, Twitter e Facebook.
Lá fora, as empresas já utilizam o contato e a aproximação que as redes sociais oferecem, a seu favor, há algum tempo. Afinal, é muito mais simples resolver um problema através de uma publicação no Facebook, do que ficar horas e horas em uma ligação telefônica. Além disso, as redes sociais são a melhor maneira de promover todo e qualquer tipo de serviço, afinal, o velocidade da transmissão de informação é instantâneo.
Nos últimos dois anos, essa tendência ganhou força no Brasil, demandando-se assim um número maior de profissionais especializados em mídias sociais. Segundo especialistas, este é um ramo promissor. Porém, não basta apenas saber utilizar a internet e as redes sociais. Um profissional de mídias sociais deve ser culto, antenado e, acima de tudo, muito comunicativo.
Se você deseja trabalhar com mídias sociais, confira algumas dicas de como se dar bem no mercado, incluindo uma lista de cursos que podem aperfeiçoar ainda mais a atividade.
Quer Trabalhar com Mídias Sociais? Confira as Dicas!
Valorize suas experiências
Antes de comparecer a uma entrevista de emprego, é recomendado pesquisar bastante sobre a empresa, o que inclui aí visitar todos os canais de comunicação da organização. No mercado das redes sociais, funciona deforma semelhante.
O grande diferencial é focar nas experiências passadas. É importante abordar as experiências que você teve nas redes sociais já comandadas por você, realizando uma pequena comparação. Se possível, ilustre os trabalhos realizados nas empresas anteriores, exemplificando seus pontos fortes e suas habilidades. Frases do tipo “Aumentei o número de seguidores da página x em x meses” ou “Auxiliei no processo de propagação da campanha x na página y, elevando o número de visitas diárias” causam um impacto positivo.
Otimize as redes sociais pessoais
De acordo com a consultora americana Amy Porterfield, especializada em redes sociais, quase 70% dos candidatos a uma vaga de social media são rejeitados, única e exclusivamente, por conta de seus perfis em sites de relacionamento.
Para uma vaga de emprego em mídias sociais, é natural que os recrutadores iniciem a seleção dos candidatos por meio de seus perfis pessoais. Por isso, é essencial manter todos os perfis sempre atualizados, livre de publicações comprometedoras e, se possível, sempre com um currículo na base de dados.
Para evitar contratempos, é indicado que os candidatos participem de redes sociais mais formais e corporativas, como é o caso do Linkedin (rede social focada no relacionamento profissional).
Mantenha-se atualizado: Estude!
Estar familiarizado com todas as ferramentas que surgem diariamente na internet é imprescindível para um profissional de mídias sociais. Para isso, é importante focar na especialização, sejam por meio de cursos superiores, técnicos ou especializações do tipo MBA.
Abaixo, selecionamos alguns dos principais cursos do ramo de mídias sociais, espalhados pelo país. Confira:
Bahia
- Pós-graduação em Marketing Digital (Ucsal)
- Pós-graduação em Marketing e Publicidade Digital (Faculdade 2 de Julho)
Minas Gerais
- Pós-graduação Premium em Marketing Digital (UniBh)
- MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital (Centro Universitário Una)
Rio de Janeiro
- Pós-Graduação em Marketing Digital (ESPM)
- Pós-Graduação Marketing Digital (Infnet Instituto)
- Pós-Graduação em Gestão em Marketing Digital (IGEC/FACHA)
São Paulo
- Gestão e Comunicação em Hipermídia (Unicid)
- MBA em Marketing Digital e Redes Sociais Web (Unimonte – Santos)
- I-MBA em Planejamento Estratégico e Marketing Interativo (I-Group/FIT)
- Pós-graduação em Gestão Integrada da Comunicação Digital (ECA/USP)
- Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais (Senac)