O mercado de trabalho está em constante movimento e tal fator tem seu lado positivo e negativo na vida do trabalhador. Essa demanda por profissionais pode significar ao mesmo tempo novas contratações e possibilidades para quem busca emprego, porém também pode ser o alerta para quem já está empregado, afinal pode significar demissões.
Mercado de Trabalho atual
O Brasil vive um bom momento em seu mercado de trabalho atual, todos os setores praticamente realizam diversas contratações por dia, isso explica a contratações de 2 milhões de pessoas durante todo o ano passado. Milhares tiveram oportunidades de conseguir o primeiro emprego, milhares realizaram recolocação profissional, e outros milhares conseguiram se empregar em novas vagas de emprego.
Setores que mais contratam
O setor que mais cresceu na criação de novos empregos foi o extrativo mineral, já o setor de serviços foi o que mais empregou na economia formal ano passado com mais de 925 mil novos postos de emprego. O comércio ficou em segundo, com mais de 450 mil novas vagas.
Cidades que mais contratam
Se você é do tipo de profissional que seleciona a cidade de trabalho conforme boas oportunidades e demanda positiva do mercado de trabalho, vale conhecer as cidades que mais contratam e as cidades que mais demitem no Brasil.
Se você busca conhecer cidades que contam com mais possibilidades de efetivação e oportunidades de trabalhos, não há dúvidas: a campeã entre as cidades que mais contratam é São Paulo.
+ Leia sobre “Carreiras promissoras”
No ano passado foram 206 mil novos postos de trabalho formal, número duas vezes maior do que a cidade que ocupa a segunda posição, Rio de Janeiro, que ficou com 101 mil novas vagas de emprego.
Confira a lista das 10 cidades que mais contratam, segundo o Ministério do Trabalho:
- São Paulo (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Belo Horizonte (MG)
- Manaus (MA)
- Fortaleza (CE)
- Recife (PE)
- Curitiba (PR)
- Brasília (DF)
- Porto Alegre (RS)
- Goiânia (GO)
Cidades que mais demitem
Agora se você é o profissional que já se encontra empregado e se preocupa com os índices das cidades que mais demitem, o alerta está dado: Itapetinga, localizada na Bahia, é o destaque das cidades que mais demitem. Ano passado houve um corte de 2749 empregos. A cidade é seguida por Estreito (MA) com 2523 perdas de emprego.
Confira a lista das 10 cidades que mais demitiram ano passado, segundo o Ministério do Trabalho:
- Itapetinga (BA)
- Estreito (MA)
- Campo Limpo (GO)
- Ipatinga (MG)
- Horizonte (CE)
- Caraguatatuba (SP)
- São Francisco do Conde (BA)
- Pontal (SP)
- Jeceaba (MG)
- Além Paraíba (MG)
Regiões que mais contratam
O Sudeste continua na liderança da criação de empregos formais, com 1 milhão de novas vagas de emprego no mercado de trabalho, significando mais da metade dos empregos criados em todo o Brasil.
Já o Norte, continua com a menor criação de empregos em números absolutos. Nordeste e Sul tiveram um número muito perto de novas contratações, com 329 mil e 328 mil respectivamente, já o Centro-Oeste contratou 155 mil ano passado.
Mercado de Trabalho e Vagas de Emprego
Você sabia que os cursos profissionalizantes ou de capacitação como também são conhecidos, ampliam oportunidades e aumentam salários?
Sim, um estudo feito mostra que a falta de mão de obra qualificada ainda está presente no nosso mercado de trabalho, fazendo com que profissionais qualificados ganhem salários altos por um trabalho de qualidade. O exemplo dado dessa vez foi no interior de São Paulo, onde existe mestres de obras ganhando até R$10 mil.
“Existem mestres de obras ganhando mais que engenheiros, isso porque é ele quem faz a ponte do projeto para os operários. Ele que coordena e faz acontecer. Se o mestre não tem qualificação, ele pode colocar em risco todo um projeto”
E isso não ocorre somente na área de construção civil, mas também nas áreas industriais, de petróleo e gás, de terceirização e outras. Hoje, quem tem uma boa qualificação consegue se empregar com facilidade.
+ Recomendamos a leitura do artigo: Cursos profissionalizantes online com certificado !
Eu gostei muito dos cursos, e vou fazer também pq agora eu estou com tempo livre e vai ser bem interessante estudar.
hoje só não tem um bom emprego quem
não quer porque são muintas as oportunidades!