Elas formam profissionais para propaganda e promoções. Veja quais são as melhores faculdades de publicidade e propaganda.

Publicidade

O publicitário planeja, cria e escolhe os melhores veículos da mídia para divulgar produtos e serviços, sempre de acordo com os interesses do fabricante ou anunciante. Publicidade e Propaganda também trabalham no lançamento e reposicionamento de marcas no mercado. Em geral, um profissional de atendimento visita os clientes e traz as demandas para o pessoal de planejamento e criação, que traça as estratégias de apresentação. O lançamento de um novo produto pode ter um investimento de milhões de reais.

faculdade publicidade

Publicidade

Melhores Faculdades de Publicidade e Propaganda

O mercado de trabalho, no entanto, já não está tão aquecido e, como a profissão não é regulamentada, os graduados em Publicidade e Propaganda enfrentam a concorrência de profissionais sem nível superior e, se estes tiverem domínio da criação e das ferramentas mais adequadas, darão muito trabalho nos processos seletivos, que, no Brasil, ainda ocorrem principalmente por indicação de amigos.

Portanto, para garantir “um lugar ao sol”, é preciso procurar as melhores faculdades.

Mesmo assim, as faculdades de Publicidade e Propaganda apresentam as maiores relações de candidatos por vaga: na última edição do vestibular da FUVEST, a concorrência foi de 50 para um, a quarta maior da USP. O fenômeno se repete no Brasil inteiro.

Publicidade

Antes de se inscrever para o processo seletivo, é preciso uma autoavaliação rigorosa: o futuro publicitário precisa ser muito criativo, comunicativo, com boa capacidade de inter-relacionamento e também para trabalhar sob pressão, já que os prazos para apresentação de uma campanha são pequenos e as equipes, bastante reduzidas.

curso de propaganda

Onde Fazer um Bom Curso de Publicidade e Propaganda?

Utilizando os resultados do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – e de rankings das melhores faculdades de Publicidade e Propaganda do país (organizados por diversos meios de comunicação), sites de educação apontam o curso da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro como o de formação mais abrangente e com o maior número de graduados inseridos no mercado de trabalho.

+ Leia também: Marketing: Que Carreiras Poderei Seguir e Quais os Salários?

Em São Paulo, a principal opção é a Escola Superior de Propaganda e Marketing; aliás, a primeira faculdade a incluir conceitos de marketing do conteúdo programático, nos anos 1970. Até então, a grande ênfase ficava por conta das disciplinas de criação. O aluno pode direcionar o curso para as áreas como propaganda, marketing e comunicação integrada.

Outros cursos bem cotados são os oferecidos pelas seguintes instituições:

  • Universidade Federal do Paraná;
  • ESPM-Rio;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Uninorte (AM);
  • Universidade de Fortaleza;
  • UnB (campus de Taguatinga);
  • PUC-GO;
  • Universidade Federal de Goiás;
  • PUC-MG;
  • UNA (MG);
  • Faculdades Integradas Barros de Melo (Olinda PE);
  • Universidade Federal de Pernambuco;
  • Universidade Católica de Pernambuco;
  • Facha (RJ);
  • Universidade Potiguar (RN);
  • Universidade de Caxias do Sul (RS);
  • FEEVALE (Novo Hamburgo RS);
  • PUC-RS;
  • Universidade de Santa Cruz do Sul;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • Universidade de Santa Maria (RS);
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo RS);
  • PUC de Campinas;
  • UNASP (Itapecerica da Serra SP);
  • Universidade Metodista (São Bernardo do Campo SP);
  • Universidade de São Caetano do Sul;
  • Universidade Mackenzie;
  • FECAP-SP;
  • FAAP-SP;
  • Universidade Paulista;
  • Universidade Anhembi Morumbi;
  • USP.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *