Todas as ações voltadas à promoção de produtos e serviços na rede mundial fazem parte do marketing digital.
Faz menos de 20 anos que a internet se popularizou. O barateamento dos equipamentos permitiu que o microcomputador se tornasse um eletrodoméstico comum na maioria das residências. De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro, 48% dos brasileiros têm acesso à rede mundial de computadores. Além disto, muitos outros acessam a rede no trabalho ou em telecentros. A promoção de vendas percebeu ser este um canal para divulgação de produtos e serviços e assim nasceu o marketing digital.
Marketing Digital
A internet e a telefonia celular – os smartphones representam 36% dos equipamentos utilizados pelos brasileiros, além de outros 21% que permitem acesso limitado ao mundo virtual – popularizaram o marketing digital. É praticamente impossível acessar um site qualquer, sem que surjam diversas ofertas de produtos na tela. Isto sem contar com as vendas diretas, que já representam 26% do total do consumo no Brasil e devem chegar a 34% em 2015.
O marketing digital se desenvolveu à margem do marketing tradicional. Sua função original era fortalecer as ações publicitárias na TV e na imprensa escrita (jornais e revistas). No entanto, os virais – vídeos que circulam na internet e chamam a atenção dos usuários, mesmo sem intenções comerciais – se tornaram tão acessados que mostraram a importância da presença dos produtos na internet. O clipe da música “Gangnam Style” já foi visto por mais de um bilhão de internautas, o que demonstra a força do mundo virtual: uma em cada sete pessoas no mundo assistiu ao vídeo.
Além dos sites promocionais, diversas empresas mantêm páginas fixas nas redes sociais para divulgar seus produtos e ações publicitárias. O que antes era feito com o preenchimento de formulários, depositados em urnas nos pontos de vendas ou enviados pelos correios hoje em feito rapidamente pela internet. Em muitos casos, para participar de uma promoção, basta “curtir” uma página ou anúncio: os dados do internauta são capturados digitalmente – pelos famosos cookies – e a participação é automática.
Cursos de Marketing Digital
O marketing é uma das áreas de atuação de administradores de empresas e publicitários, duas profissões de nível superior. Apesar disto, muitas pessoas sem formação específica atuam na área. Muitos profissionais de criação – redatores, diretores de arte e web designers – migram para o planejamento do marketing, muitas vezes trabalhando especificamente no marketing digital.
Para se especializar, existem desde cursos livres, inclusive online, com poucas horas de duração, que apresentam “o caminho das pedras” do marketing digital, até especializações em nível de MBA – master business administration, pós-graduação lato sensu.
Mesmo quem trabalha em outras áreas, como atendimento, negociação de mídia, e-commerce, vendas, etc., pode se beneficiar com estes cursos, acumulando ferramentas para seu cotidiano profissional. Estudantes de nível médio, cursando o técnico em administração, também podem “turbinar” seu currículo com cursos rápidos de marketing digital.