Ter uma empresa, uma marca, uma ideia. Tudo começa com um pensamento, muito trabalho e planejamento. Para todo empreendedor, a jornada é longa até consolidar uma identidade no mercado, fidelizar clientes e cair nas graças do público. Planejamento, boa administração e inovação são chaves necessárias para fazer seu negócio sair do zero. Mas uma das principais peças para fazer esta conexão com novos rumos e ganhar o público é bem mais simples do que planejar relatórios, ações de marketing e administra recursos.

Publicidade

Logos

A Importância do Logo para a Marca

O primeiro passo é visual e é ele que levará seu trabalho de modo viral para a clientela: o logo tipo. Um desenho, uma escrita, um nome. É o logo tipo que irá remeter seu trabalho e qualidade à memória rápida do público alvo. Por isso, é relevante pensar bem na hora de desenvolvê-lo e compreender a importância do logotipo.

Publicidade

A logo deve sempre seguir o estilo do que se pretende oferecer. Criatividade, seriedade, cor, tudo deve de algum modo remeter à identidade do produto. Grandes marcas sempre tem logo inesquecíveis, de modo que uma única imagem remete a todo uma reputação de qualidade e tradição. Quer um exemplo?

Quando avistamos um círculo vermelho e azul com uma faixa mais fina em curva no meio, do que lembramos? Pepsi! A identidade visual é de suma importância, pois a memória fotográfica é acionada muito mais rapidamente.

A criação de um logo não é nenhum bicho de sete cabeças e muitas empresas oferecem o serviço de criação de logos hoje em dia. Muitas grandes marcas pagaram por seu mundialmente conhecidos logos e, apesar de algumas terem gastado fortunas, a criação de logos não é um serviço dos mais caros. Atualmente, são diversas as empresas que oferecem o serviço de criação a preços bem acessíveis, variando entre 70 e 150 reais. Existem empresas mais renomadas que cobram valores maiores, logicamente a escolha vai de acordo com o desejo (e bolso) de cada empreendedor.

Publicidade

Quanto custa um logo?

Para se ter ideia, conheça o valor de alguns dos mais famosos logos do mundo e descubra seus valores:

Nike

Talvez, um dos logos mais conhecidos do mundo. Simples e fácil de memorizar, a criação de Carolyn Davidson, de 1975, custou 35 dólares, cerca de 70 reais.

Pepsi

A famosa bolinha tricolor parece bem simples, mais custou À empresa quase 1 milhão de dólares (quase 2 milhões de reais). A identidade visual foi criada, é difícil achar alguém que não conheça o logo da Pepsi, mas o preço foi bastante amargo.

Coca-Cola

Ao contrário da tradicional concorrente, a Coca-cola não chegou nem perto do bolso quando criou seu logo. Isso pois as letras da marca de refrigerantes nada mais é do que a caligrafia de seu criador, Frank Mason Robinson. Salvo algumas pequenas alterações ao longo dos anos, praticamente imperceptíveis, a empresa não gastou nenhum centavo por seu mundialmente famoso logo.

Google

Na mesma linha da Coca – cola, o mais famoso site de busca, Google, também não colocou a mão no bolsa para consolidar seu logotipo. A criação é do co – fundador Sergey Brin.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *