Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros que desejam ser seus próprios patrões e uma franquia famosa talvez seja uma boa opção para começar. Sabemos que o brasileiro é muito empreendedor e possui uma grande taxa de abertura de novas empresas, no entanto a taxa de falência das empresas no Brasil também é muito alta e estima-se que 48% delas não sobrevivem aos primeiros três anos de vida.
Diversos motivos são responsáveis por essa grande quantidade de falências, como os pesados impostos, a dificuldade de entrar no mercado e a falta de preparação do empreendedor. Abrir uma grande franquia famosa pode minimizar esses riscos.
Grandes e Famosas Franquias
Ao abrir uma franquia famosa o empreendedor recebe um apoio maior do que ao abrir uma empresa por conta própria. Uma franquia já possui um reconhecimento no mercado, uma marca consolidada, o que facilita sua entrada e a conquista de clientes e, além disso, as franquias famosas em sua grande maioria já oferecem treinamento e capacitação além de apoio logístico, fornecedores e processos estabelecidos.
Todo esse apoio é um grande adianto para quem está tentando se estabelecer no mercado, especialmente quem não possui experiência. Abaixo faremos uma lista de franquias que podem ser abertas com até R$ 150.000.
Cafeterias e Lanchonetes
O setor alimentício é sempre muito forte e possui um retorno de investimento rápido, cerca de 24 meses. Algumas franquias famosas como McDonald’s, podem custar mais de R$1 milhão, no entanto outras opções como as cafeterias são bem mais baratas.
A rede Rei do Mate, surgida na década de 70, é um exemplo. A empresa tem como principal produto a bebida que dá o seu nome, entretanto a empresa possui um linha de produtos bastante extensa, com salgados, sanduíches, sucos, cafés e sobremesas.
O investimento inicial obviamente depende do local de instalação da loja, em geral, o custo fica em torno de R$ 130.000. O retorno ocorre em média após dois anos.
Outra opção é a rede americana de sanduíches Subway, maior rede de fast-food do mundo. O Subway permite ao cliente a opção de montar seu próprio sanduíche escolhendo o pão, o recheio, vegetais e o molho, oferecendo a possibilidade de montagem de uma refeição mais saudável que os tradicionais fast-foods.A abertura de uma loja de tamanho pequeno custa em média R$ 100.000 e o retorno do investimento ocorre também em cerca de 2 anos.
Uma terceira opção nesse ramo é a rede de cafeteria Café Donuts. A Café Donuts oferece como carro chefe os tradicionais bolinhos americanos, os Donuts. Essa franquia oferece a opção de abrir uma loja no formato de quiosque, que possui um investimento inicial bem menor, por isso, com cerca de R$ 80.000 é possível abrir uma unidade.
Educação
O setor de educação também possui muita oferta de franquias famosas. O setor de cursos de idiomas é bastante forte e possui crescimento grande no país. A abertura de uma unidade dos cursos de Inglês e Espanhol Wizard, CNA ou CCAA, custam menos de R$ 100.000. Como os cursos trabalham com métodos e materiais próprios, tanto o empresário quanto os professores recebem treinamento, já incluso no valor da franquia. O retorno do investimento ocorre em 18 meses.
Outra franquia no setor de educação com bastante aceitação no mercado é a Microlins. A Microlins inicialmente atuava no mercado de cursos de informática e, atualmente, possui um portfólio grande de cursos profissionalizantes, como Marketing e Designer Gráfico. O custo de implantação é de cerca de R$ 60.000e o retorno ocorre em 24 meses.
Chocolates
O ramo de vendas de chocolates é bastante rentável. A franquia Cacau Show possui mais de mil unidades por todo o Brasil e possui grande aceitação entre os consumidores. Por mais que vender chocolates pareça um investimento arriscado é um mercado com bastante retorno e o retorno ocorre em média após dois períodos de páscoa, ou seja entre 13 e 24 meses. O valor do investimento é de cerca de R$ 140.000.
Uma loja O Boticário desse tamanho, pode chegar a um investimento de R$450.000, seu sonho?
+ Leia também: Franquias até R$50 mil reais
Perfumes e Cosméticos
O setor de perfumes exige investimentos menores para abrir uma unidade. A franquia L’acqua Di Fiori pode ser aberta com um investimento de R$ 60.000e o retorno ocorre em cerca de 18 meses. A empresa oferece apoio para montagem da loja e marketing.
Já a gigante O Boticário é outra importante franquia no setor de perfumes e possui cerca de 950 lojas em todos os estados brasileiros. A abertura de uma nova unidade exige um investimento mais elevado, cerca de R$ 300.000e o retorno ocorre em cerca de 18 meses também.