Para trabalhar com Arquitetura, é preciso saber desenhar para os aspectos técnicos.
Esta é uma dúvida que assalta todos os estudantes de nível médio que estão propensos a prestar o vestibular para Arquitetura. Na verdade, existem cursos específicos de desenho arquitetônico – e muitas faculdades aplicam esta prova para selecionar os candidatos. Mas não é necessário saber desenhar artisticamente e, mesmo no exercício da profissão, muitos programas de computador fazem esta parte do serviço.
Fazer Arquitetura sem Saber Desenhar
Portanto, os futuros arquitetos podem começar a se preparar em cursos de linguagem e desenho arquitetônico e de programas como o AutoCAD e o Revit. Vale lembrar que o curso de Arquitetura não exige apenas a capacidade de desenhar (para esboços principalmente), mas também conceitos de física, matemática, história da arte, além de questões estéticas, humanísticas e jurídicas, para entender como o ser humano usa o espaço urbano.
Saber desenhar facilita o trabalho com Arquitetura, mas não estamos falando de desenho artístico. Em “O Desenho”, um artigo já celebre, o arquiteto Villanova Artigas descreve o desenho como uma forma de linguagem; assim, é possível aprendê-la. Traços geométricos e perspectivas são aprendizados técnicos acessíveis a todos – ou quase todos. A percepção espacial – a capacidade de lidar com formas, tamanhos, distâncias, volumes e movimentos – é uma habilidade mais importante e deve ser estimulada.
Desenho na Arquitetura
Durante o curso de Arquitetura, os alunos têm a disciplina Desenho de Observação, que ajuda a desenvolver a percepção visual. O mais importante é a capacidade de observar, que precisa ser muito bem treinada.
Em Técnicas de Representação, é a hora de assimilar técnicas de perspectiva e de representação gráfica arquitetônica. Por fim, há as aulas de Projeto Arquitetônico. Note que em nenhuma destas disciplinas se espera que o aluno tenha os dons de um Leonardo da Vinci, mas que consiga utilizar estas técnicas em seus projetos.
De qualquer forma, aprender a desenhar é uma atividade permanente. É sempre possível aprimorar as habilidades, praticando sempre com amadurecimento e estudo. Com o tempo, traço, técnica e outros parâmetros vão evoluindo, mas sempre há algo a aprender. Portanto, enquanto usa a Arquitetura no seu dia a dia, o profissional pode fazer outros cursos.
Revit, AutoCAD, e outro Programas
O Revit permite que profissionais de projeto e construção desenvolvam as suas ideias desde a concepção até a elaboração. O software fornece componentes paramétricos (mais conhecidos como famílias), que oferecem um sistema gráfico aberto para pensar o projeto e criar formas.
O AutoCAD permite a criação de projetos em duas e três dimensões, que podem ser compartilhados em segurança com a tecnologia Trusted DWG. O programa é disponibilizado para PC e Macintosh. CAD significa Computer Aided Design, ou desenho auxiliado por computador. Estes dois programas são da Autodesk.