O profissional de Nutrição trabalha tanto na prevenção quanto na recuperação de pacientes.
A faculdade de Nutrição é um curso da área de ciências biológicas e saúde, cursado em oito semestres. Trata-se de um bacharelado tradicional, que muitos estudantes confundem com o curso de Tecnologia de Alimentos (ambos são correlatos, mas com objetivos e atribuições distintas). O candidato ideal é aquele que se dá bem nas aulas de Biologia e Química, em boa capacidade de inter-relacionamento. Liderança e persuasão também são esperadas de um bom nutricionista.
Ao final do curso, o graduado pode trabalhar com nutrição clínica (integrando equipes multidisciplinares de saúde), saúde pública (elaborando programas de segurança alimentar e de nutrição sustentável), higiene e inspeção. Ainda pode atuar com grupos específicos, como crianças, idosos e atletas, inclusive os amadores – que têm demanda nutricional diferenciada –, e também na indústria alimentícia. É possível também seguir a carreira acadêmica, dedicando-se à docência e à pesquisa.
As Funções do Nutricionista
Nutrição é a união de ciência e tecnologia aplicadas para investigar a composição dos alimentos e suas diferentes combinações, visando à preservação da saúde e da qualidade de vida. Elaborar dietas para pessoas com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e também com problemas renais ou gastrointestinais que exijam acompanhamento alimentar específico faz parte do dia a dia da profissão. O nutricionista também atua na recuperação de pacientes (inclusive no pós-operatório), organizando dietas para garantir o pleno restabelecimento.
A atuação dos profissionais de nutrição não se limita a clínicas e hospitais. É possível trabalhar na área de educação, elaborando e ministrando programas de conscientização para uma vida saudável, em hotéis, spas e restaurantes, com cardápios balanceados e na indústria, onde auxilia no controle da matéria-prima, seleção de fornecedores, supervisão do processo de produção e até avaliação dos sistemas de embalagens, para garantir que os produtos cheguem ao consumidor final sem perder as suas características.
Currículo e Carreira de Nutricionista
Algumas faculdades adotam o nome de Ciência da Nutrição ou Nutrição e Metabolismo. No básico, os estudantes se defrontam com disciplinas específicas da área de saúde: fisiologia e fisiopatologia, anatomia, citologia, parasitologia, fundamentos de química, histologia, etc. Dietética e saúde coletiva completam as aulas dos primeiros semestres, acrescidas de métodos e técnicas de pesquisa.
O curso segue com aulas de nutrição humana, materna e infantil, do esporte e social, farmacologia, ética e psicologia. Para graduar-se, é preciso concluir o estágio supervisionado em nutrição clínica, saúde coletiva e/ou unidades de alimentação e nutrição (hospitais, escolas, empresas de catering, restaurantes, etc.). A apresentação do trabalho de conclusão de curso é obrigatória na maioria das instituições de ensino.
+ Confira:
- Curso de Nutrição Clínica Online com Certificado
- Curso de Nutrição – Técnico e Faculdade
- Curso de Nutrição Infantil com Certificado
Mercado de Trabalho na Área de Nutrição
Um número cada vez maior de pessoas se preocupa com a saúde e a qualidade de vida. Por outro lado, a vida corrida muitas vezes impede a prática de exercícios e a boa alimentação no dia a dia. De acordo com institutos de pesquisa, 51% da população fazem refeições fora de casa.
Assim, seja para garantir uma dieta balanceada e prevenir-se contra vários problemas contemporâneos – como a hipertensão, diabetes, obesidade, etc., cada vez mais os serviços de orientação, reeducação e conscientização são requisitados. Esta é uma das áreas de atuação que mais crescem, aumentando as possibilidades de atuação do nutricionista.
Além disto, sua presença é fundamental nos hospitais, clínicas de emagrecimento, asilos, etc. O número de escolas que inclui a nutrição em sua grade curricular, além de organizar o cardápio da cantina, vem aumentando nos últimos anos. O serviço público também demanda nutricionistas em programas de conscientização.