Cursos universitários a distância são uma ótima alternativa para quem, por qualquer motivo, não tem tempo para se deslocar todos os dias para uma instituição de nível superior, e também nos casos de cidades que não contam com faculdades. Mas, apesar do nome, estes cursos não são totalmente virtuais; dependendo do curso, é preciso assistir a aulas semanais, além das provas e exercícios práticos, como práticas de laboratório, por exemplo.

Publicidade

Desde os anos 1990, governos federais e estaduais estimularam a criação de cursos universitários a distância, como instrumento de inclusão social. A Universidade Aberta do Brasil foi concebida inicialmente para permitir o acesso de professores leigos (sem formação) a cursos de licenciatura e especialização.

Faculdade a Distância

Publicidade

Cursos Superiores a Distância

A capacitação dos professores, que valoriza os profissionais, também melhora, no médio prazo, a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas: o benefício foi duplo. Atualmente, a UAB aceita alunos de todas as regiões do país e aumentou a oferta de cursos, incluindo graduação (Administração, Agricultura Familiar, Turismo, etc.) e tecnologia (Açúcar e Álcool, Sistemas da Informação, Desenvolvimento de Sistemas, etc.), além da licenciatura para todas as matérias dos níveis básico, fundamental e médio de ensino, e algumas especializações e extensões universitárias.

Os polos presenciais, em que os alunos assistem às aulas práticas e fazem as provas já são mais de 600, distribuídos em todo o país.

Diversas universidades estaduais já oferecem cursos universitários a distância. Em São Paulo, a USP planeja a oferta de vagas para 2013.

Publicidade

Faculdades particulares que oferecem cursos universitários EAD

Seguindo a tendência da educação a distância, há centenas de cursos de graduação, tecnologia e licenciatura oferecidos por faculdades e universidades particulares nesta modalidade. Antes de optar por um destes cursos, porém, é preciso verificar se eles possuem registro no Ministério da Educação, se são reconhecidos como de nível superior e também a nota obtida no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O exame é realizado anualmente e as informações podem ser consultadas no site do MEC (www.portal.mec.gov.br).

Alunos de cursos superiores a distância oferecidos por instituições particulares também podem solicitar o financiamento público, através do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior), administrado pelo governo federal. Outra opção é candidatar-se ao PROUNI, Programa Universidade para Todos, financiamento parcial dos custos dos cursos.

Alunos de pós-graduação podem solicitar financiamentos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As condições podem ser consultadas nos sites das instituições – respectivamente, ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e MEC.

Algumas instituições filantrópicas e órgãos públicos (Lyons Club e Rotary Club, por exemplo), concedem bolsas de estudos também para cursos a distância.

Cursos Universitários EAD

A Avaliação dos Cursos Universitários a Distância

Especialistas em educação afirmam que a formação acadêmica tradicional é preferível à educação a distância, especialmente para alunos que estão no seu primeiro curso universitário, já que a vivência universitária favorece a formação acadêmica. A opção pela EAD deve ser feita prioritariamente por estudantes que morem em regiões isoladas, sem acesso à faculdade.

Muitas carreiras não podem ser cursadas a distância, como medicina e diversas modalidades de engenharia. Mesmo assim, a EAD é uma excelente alternativa; resultados de avaliações de cursos presenciais e a distância não apresentam defasagem no aproveitamento. Ao contrário, algumas carreiras receberam melhores notas médias nos cursos a distância.

Características dos Alunos que optam pelos Cursos a Distância

É preciso ter bastante perseverança e organização para acompanhar um curso universitário a distância. Estudantes que não conseguem se organizar para assistir às aulas online, participar de encontros virtuais e utilizar com êxito as ferramentas disponibilizadas pela instituição de nível superior (exercícios, plantões para tirar dúvidas, etc.) devem optar por um curso presencial.

Mas para quem consegue manter a rotina das aulas, a EAD facilita em muito a obtenção de um diploma universitário, e mesmo de pós-graduação stricto e lato sensu. Basta o computador, acesso à internet e acessórios de comunicação (webcam, microfone). O próprio aluno organiza seus horários de estudo de acordo com a sua disponibilidade, não precisa se preocupar com a roupa que está usando e tem os gastos com deslocamentos bastante reduzidos.

Pessoas tímidas conseguem interagir melhor nos contatos virtuais e quem tem problemas de concentração tem sua atenção voltada ao monitor do PC, sem distrações com outros alunos e incidentes no entorno da faculdade.

Outra vantagem é que os cursos a distância são mais baratos para as faculdades, já que os insumos (consumo de água, eletricidade, etc.) são reduzidos. Isto permite que as mensalidades sejam mais acessíveis também.

Posts Similares

3 Comentários

  1. gostaria de saber quais os cursos de graduaçaõ EAD na area da saude e se e cursos superiores tambem,me responda se for possivel obrigada…………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *