Trabalhar com a educação é uma tarefa que demanda dedicação e constante aperfeiçoamento de conhecimentos gerais e relacionados às matérias com as quais lidam. Não é incomum que alguns profissionais de áreas determinadas passem a lecionar, porém muitos deles sem contar com a formação acadêmica, para ser considerado de fato um professor. Para tal caso existe a opção de cursar a escola de formação de professores.

Publicidade

Formação de Professores

Escola de Formação de Professores

Desde 2009 existe o plano nacional de formação de professores, oferecido pelo MEC. O projeto tem por objetivo capacitar e atualizar profissionais que não tem a formação exigida por lei (graduação na área do magistério) e profissionais especializados em áreas e que aderiram à carreira de professores para lecionar sobre a área especifica.

Publicidade

Os cursos para formação de professores podem ser presenciais, semipresenciais e à distância, sendo realizados em universidades públicas ou instituições autorizadas para tal. As inscrições dos professores interessados devem ser feitas pela diretoria da escola no qual o mesmo ensina, e os cursos vão de acordo com cada área de atuação.

Em São Paulo existe o EFAP – Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do estado de São Paulo. Nessa instituição é possível encontrar diversos cursos de aperfeiçoamento, como curso de libras e cursos de informática, por exemplo. O objetivo é tornar os profissionais educadores do estado cada vez mais capacitados para atender aos alunos da rede estadual.

Mais de 100 mil professores do ensino básico já passaram pelo processo seletivo da EFAP.

Publicidade

O curso de libras, por exemplo, torna o profissional capacitado para lidar com a inclusão de alunos com deficiência, sem que a comunicação entre ambos se torne um problema que atrapalhe tanto o ensinamento, quanto o aprendizado deste aluno.

Curso de Formação de Professores

Confira alguns módulos abordados no curso Mediação Escolar e Comunitária oferecido pela Secretária de Educação:

  • Sistema de Proteção Escolar
  • Papel do Professor: Me­diador Escolar e Comunitário na Escola
  • Conflito e Violência: o que têm a ver com a escola e as pessoas?
  • Gestão Pacífica de Conflitos: Mediação
  • Diagnóstico de Vulnerabilidade e Risco Escolar
  • Educação e Comunidade
  • Gestão de Projetos Transversais

As aulas de informática ajudam o professor a lidar com as novas mídias tão requisitadas atualmente para agilizar e otimizar o aprendizado. Munidos do conhecimento a cerca destas ferramentas fundamentais para tantos ramos de atuação, o professor transmite ao seu aluno o conhecimento para a formação de cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho.

Escola de Formação de Professores SP

Visite o site do EFAP – http://www.rededosaber.sp.gov.br – para conhecer os cursos com vagas atualmente.

Posts Similares

2 Comentários

  1. A tecnologia evolui em enorme escala, assim o homem necessita acompanhar, através de atualização e requalificação continua. Impressionante como as mudanças ocorrem e todos se adequam, se não se perdem.

  2. A educação é um processo contínuo, onde há apenas uma prática e objetiva, especialmente quando o professor estiver efectivamente ligado a sua realidade dentro e fora da sala de aula. O verdadeiro professor é também uma prática de sua filosofia de vida em seu processo cotidiano, cada discussão em sala de aula nova e melhorada, e que continuamente reflete seu bem-estar psicossocial e manter sua auto-estima de dever para com o bem comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *