Ele desenvolve hardware, software, periféricos e sistemas operacionais. Saiba mais sobre a carreira do engenheiro da Computação.
O campo de trabalho do engenheiro da computação envolve os projetos de redes (planejamento, implantação e manutenção) em empresas de médio e grande porte e também em grande escala, como redes sem fio para shopping centers pontos turísticos e campi universitários. A presença deste profissional também é imprescindível em projetos de automação industrial e de segurança patrimonial.
Apesar de o engenheiro da Computação também se envolver na criação de software (os diversos programas instalados nos computadores domésticos e comerciais), esta tarefa está mais presente no dia a dia do bacharel em Ciência da Computação. O trabalho dos dois técnicos, aliás, é bastante próximo. O engenheiro da Computação se ocupa basicamente em integrar programas e equipamentos, para obter os melhores resultados.
Curso de Engenharia da Computação
Quem pretende se candidatar ao curso de Engenharia da Computação deve ser dotado de raciocínio lógico, gostar de tecnologia e de se manter sempre atualizado: as reciclagens no conteúdo estudado na faculdade são constantes, já que o desenvolvimento de tecnologias da informação se mostra cada vez mais dinâmica.
A ênfase do curso está nas ciências exatas. Os futuros engenheiros da Computação estudam cálculo, probabilidade e estatística, física, sistemas digitais, eletrônica, eletromagnetismo, termodinâmica, tecnologia de materiais, redes de computadores, sistemas operacionais, programação, banco de dados, inteligência artificial e desenho técnico.
Todo profissional, porém, precisa ter uma boa base humanística. Por isto, o curso de Engenharia da Computação também contempla áreas como ética, filosofia, sociologia, administração, economia e gestão ambiental, entre outras. A maior parte dos cursos exige estágio supervisionado e, em alguns casos, está prevista a apresentação de um trabalho de conclusão do curso.
O curso fornece boa base em informática e em diversas modalidades de Engenharias; a abrangência é grande. Por isto, a carga horária é extensa e muitos estudantes desistem antes da formatura. Outro ponto importante para engenheiros da Computação é o domínio do inglês, já que boa parte do material técnico da área é escrito neste idioma.
As melhores faculdades, de acordo com o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), são o Instituto Militar de Engenharia (RJ), Universidade Federal de Pernambuco, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (SP), PUC-PR, Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), Universidade de Rio Preto (SP), Universidade Norte do Paraná, Universidade de Pernambuco e Universidade Federal do Pará.
Mercado de Trabalho para Engenheiro da Computação
Como os computadores estão cada vez mais presentes, mesmo no cotidiano das pessoas comuns, o mercado para engenheiros da Computação está bastante aquecido. No dia a dia, usamos a informática quase sem perceber: nas chamadas telefônicas, transações bancárias e mesmo na consulta a itinerários de ônibus e metrô. Apesar da demanda, sempre faltam profissionais qualificados e a “importação” de técnicos para a área é comum.
De acordo com a lei federa nº 4.950, o salário de um engenheiro da Computação não pode ser inferior a seis salários mínimos nacionais, por seis horas diárias de trabalho. Para a jornada de 44 horas semanais, o piso salarial se eleva para oito salários e meio.
Já que falaram sobre a engenharia da computação, poderiam falar da ciencia da computação e outras areas relacionadas a T.I.