Trabalhar muito e não recusar nenhum serviço: estas são as características dos empreendedores de sucesso.

Publicidade

Quem pretende abrir o próprio negócio precisa estar preparado para se desdobrar em muitas atividades. Mas antes de pôr a mão na massa, é preciso um planejamento detalhado. Dominar uma técnica, por mais sofisticada que ela seja, não é o suficiente: empreendedores de sucesso devem se organizar para estabelecer uma reserva financeira – dificilmente um novo empreendimento começa a dar lucro imediatamente. Em geral, são necessários alguns meses para o retorno do capital aplicado.

Empreendedores de Sucesso

empreendedores de sucesso

Publicidade

Também é preciso estudar o ponto em que o novo negócio será instalado, conhecer as redondezas, identificar o público alvo e checar se ele tem interesse em consumir o produto ou serviço oferecido. Muito provavelmente, um comércio de chocolates e doces terá mais probabilidades de sucesso se estiver nas vizinhanças de uma escola, por exemplo.

É necessário cautela ao trabalhar com produtos sazonais. Uma casa de sucos pode observar forte movimento de clientes durante os meses quentes do ano, mas as vendas tendem a cair durante o inverno. Isto não inviabiliza o projeto, mas as finanças precisam ser muito bem equilibradas, para que os altos lucros do verão compensem as despesas fixas do período frio.

“A propaganda é a alma do negócio”, diz o ditado popular. Efetivamente, empreendedores de sucesso encontram maneiras atraentes de apresentar seus produtos. Mas não basta ser criativo: os custos do marketing não devem comprometer grande parte do faturamento. Um cartaz charmoso na entrada da loja, uma vitrine bem decorada, a entrega de filipetas na vizinhança, com a oferta dos principais itens, e a adoção de promoções, como distribuição de brindes ou as famosas “na compra de dez produtos, o próximo sai de graça” ou “compre cinco bombons e ganhe uma trufa”.

Publicidade

empreendedores de sucesso

Recentemente fizemos um artigo sobre como abrir seu próprio negócio sendo um pequeno empreendedor, vale a pena conferir.

Com o crescimento do negócio, a administração e o controle de custos se tornam mais complexos. O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – oferece diversos cursos gratuitos sobre gestão, propaganda, controle financeiro, formação de capital de giro, administração de recursos humanos.

+ Confira:

A diferença entre os muitos fracassos – 60% das pequenas empresas fecham as portas até o segundo ano de funcionamento – e os negócios de empreendedores de sucesso é que estes últimos procuram se qualificar constantemente, ampliar o leque de produtos negociados e estabelecer parcerias que produzam benefícios mútuos.

O sucesso dos grandes empreendedores se baseia também na capacidade de liderança e carisma, para motivar equipes, mesmo que o negócio seja um simples carrinho de cachorro quente: quem tem iniciativa, persistência, comprometimento, sabe buscar informações que melhorem o desempenho, se dispõe a enfrentar riscos calculados, trabalhar por longos períodos consegue transformar o carrinho numa lanchonete – ou uma rede delas.

Empreendedores de sucesso sonham com os pés no chão, mas nunca deixam de sonhar.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *