Conquistar a qualificação para reparos de sistemas elétricos é o centro de um curso de elétrica automotiva.
Trata-se de um curso de capacitação profissional, aberto a todos os interessados. Em geral, as escolas que oferecem o curso de elétrica automotiva exigem apenas que os candidatos possuam noções básicas de leitura, interpretação de textos e domínio das operações aritméticas. Em geral, a idade mínima para a matrícula é de 16 anos (leia também: Cursos Profissionalizantes para Jovens)
Como todo curso livre, o curso de elétrica automotiva é bastante objetivo, visando preparar os alunos para o mercado de trabalho. Existem opções presenciais e online, mas a presença do aluno junto a professores e instrutores quase sempre proporciona um aprendizado mais rápido e consistente. Seja como for, cursos rápidos, vídeos e demonstrações gratuitas na internet são úteis para oferecer uma panorâmica da profissão e checar se esta é realmente a área de interesse. Também são indicados para quem gosta de fazer pequenos reparos em seu próprio carro.
Curso de Elétrica Automotiva
Geralmente, o curso de elétrica automotiva é dividido em módulos. Nas primeiras aulas, os alunos recebem informações teóricas sobre a eletricidade de automóveis. Por exemplo, são apresentados diagramas e medidas elétricas, cálculo técnico e especificações das baterias.
Organização e segurança do ambiente de trabalho, ferramentas e equipamentos, instrumentos de medição, sistema internacional de medidas, grandezas e unidades elétricas, componentes elétricos e eletrônicos, sistemas de iluminação e sinalização e anomalias também são temas das aulas teóricas, mas as atividades práticas são um forte auxiliar para que os professores possam demonstrar a necessidade destes conhecimentos nos reparos.
Logo em seguida, têm início propriamente as atividades em oficina, com a apresentação das peças elétricas que compõem o sistema: dínamos (induzidos, estator e coletor), reguladores, alternadores, motores de partida, velas, bobinas e distribuidores. Os alunos também aprendem sobre o sistema de sinalização, instalação de acessórios, chicotes, circuitos impressos, ignição eletrônica, aparelhos de testes e, por fim, a regulagem de motores.
Cursos:
Curso Online de Elétrica de Automóveis
Curso Online de Eletricidade de Automóveis
Curso Online de Injeção Eletrônica de Automóveis
Escolha o curso de seu interesse e clique para acessar.
Alguns cursos de elétrica automotiva também oferecem dicas para a montagem do próprio negócio: administração, legislação, atendimento aos clientes, instalação da oficina, ferramentas, equipamentos e técnicas de organização.
O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – oferece regularmente vagas gratuitas para o seu curso de elétrica automotiva em vários municípios do país. É preciso ficar atento à abertura dos processos seletivos, consultando o site (o endereço varia de Estado para Estado). O curso do SENAI engloba noções sobre condicionadores de ar para autos e sistemas eletroeletrônicos.
O mercado de trabalho
Com o aumento crescente de veículos em circulação em todas as regiões do país, um eletricista de autos competente e bem formado nunca fica sem emprego. Ele pode atuar em concessionárias, distribuidores e revendedores de baterias e outros componentes, assistências técnicas, ou mesmo abrir a sua própria autoelétrica.
Salário
O salário inicial oferecido a estes profissionais fica entre R$ 1.200 e R$ 2.000 mensais, de acordo com o porte da empresa e o município em que está instalada. O importante é se atualizar constantemente sobre novas tecnologias e produtos que chegam ao mercado em outros cursos na área, palestras e treinamentos, para manter sempre as boas oportunidades de emprego e de ascensão na carreira.
+ Leia também: Elétrica Automotiva SENAI