Dicas para melhorar a comunicação
Na vida profissional, para obter destaque, é preciso conhecer o negócio e melhorar sempre a comunicação.
Muitos profissionais bem preparados em graduações, especializações e cursos de qualificação não conseguem ser bem sucedidos nas suas carreiras. Todos nós tivemos aquele professor que parecia dominar a matéria, mas não tinha qualquer recurso para transmiti-la. As aulas eram monótonas e as consultas ao relógio nunca ultrapassavam os cinco minutos. O problema é o mesmo: a dificuldade de inter-relacionamento. É preciso melhorar a comunicação para obter sucesso em uma reunião da empresa, ao fechar uma venda, ou mesmo para cativar clientes em uma happy hour descontraída.
Dicas para Melhorar a Comunicação
Em primeiro lugar, é preciso conhecer o que faz. O diálogo fácil e envolvente, mas vazio, em algum momento é desmascarado. Conheci alguns oradores que dominavam plateias com seus discursos inflamados e eu mesmo admirava alguns deles, até que tive de preparar um resumo de uma destas palestras, para publicação: era totalmente sem conteúdo. Excluídos os exemplos e casos pessoais, não havia nada que remetesse ao tema proposto.
Portanto, é preciso preparar-se, ter à mão dados e estatísticas que possam enriquecer a apresentação, substituir os “eu acho” por “estudos afirmam que”. Assim, a comunicação fluirá naturalmente. Desenvolva autoconfiança e autoestima, para permanecer tranquilo durante a exposição. Não tenha medo de eventuais erros, mas tenha humildade para corrigi-los assim que forem identificados. Exemplos práticos, mesmo que não estejam diretamente relacionados ao tema da exposição, ajudam a cativar o público.
É preciso adequar o vocabulário à plateia. É possível verificar, por exemplo, que lojas populares anunciam computadores sem apresentar a configuração. Isto é inadmissível para um público mais técnico, que precisa saber se o equipamento é compatível com os softwares mais utilizados, mas plenamente compatível com consumidores que desejam apenas ter o PC ou notebook como um “eletrodoméstico”, apenas para acessar a internet em pesquisas e noticiários, e também para quem procura o primeiro computador.
Exercite a voz. Muitos sites oferecem dicas de fonoaudiólogos e psicólogos para melhorar a comunicação. Treine em casa, aprenda a modular as tonalidades. Falar alto demais é irritante, baixo demais impedem que os mais distantes recebam a informação, além de passar impressão de insegurança aos interlocutores.
A comunicação humana, no entanto, não se limita à voz. Gestos adequados potencializam a fala, mas é preciso cuidado: a movimentação excessiva dos braços pode provocar distrações na plateia, que fixará a atenção na coreografia exagerada e abstrairá a mente do conteúdo que está sendo transmitido.
No caso de vendas, conheça profundamente os produtos ou serviços e confie neles. Mesmo que haja concorrentes de mais qualidade no mercado, certamente haverá algum benefício: preço menor, maior prazo de garantia, pronta entrega, disponibilidade em grandes lotes. Algum detalhe fará a diferença e definirá o público alvo. Fixe a comunicação principalmente nos pontos fortes.
Quando o atendimento ao cliente é muito frequente, é preciso conhecer alguns dados pessoais, como família e hobbies cultivados por ele. É uma atenção especial e também uma forma de dar início ao diálogo.
A aparência e o asseio pessoal contam pontos e aumentam a autoestima. Roupas discretas, bem conservadas, com poucos acessórios, transmitem uma impressão de sobriedade e confiança.
Da mesma forma, a pontualidade é fundamental. Em caso de atraso, o primeiro ponto a ser abordado em uma reunião é o que o motivou: o trânsito congestionado, por exemplo. Mas saia de casa ou do escritório com antecedência. Vale a pena esperar alguns minutos antes de se apresentar ao cliente do que deixá-lo esperando. Tempo é dinheiro: regra de ouro no mundo dos negócios.
gostei muito das dicas dada,