O design de produto trabalha muito com a criação, concepção e desenvolvimento de produtos e objetos. O profissional dessa área é o “designer de produto” tem como função avaliar a necessidade dos consumidores e elaborar diversos tipos de produtos com design inovador e funcionalidades.
Qual a diferença entre Design de Produto e Desenho Industrial ?
O Design de Produto está dentro do Desenho Industrial. No desenho industrial existem as áreas de programação visual e projeto de produto, que são respectivamente “design gráfico” e “design de produto”.
Design de Produto
Na grande maioria das vezes o designer de produto trabalha com projetos ligados à produtos que a sociedade utiliza no dia a dia, como por exemplo móveis (cadeiras), eletrodomésticos (geladeiras), calçados (tênis), etc. O profissional de design de produto participa de toda a produção do projeto, inclusive na elaboração de estratégias para a comercialização do produto elaborado.
O tecnólogo em design de produto também tem missão de estar sempre trabalhando no aprimoramento dos produtos criados, assim uma grande modificação que poderá facilitando a vida das pessoas pode acabar sendo de suma importância para que aquele produto vire líder do mercado no nicho que faz parte.
Muitos assemelham design de produto como apenas criação de embalagens criativas. Mas o designer de produto se aprofunda muito mais e é responsável pela criação de muitos outros produtos, como dissemos anteriormente, o papel desse profissional é garantir que seu projeto tenha melhor qualidade e seja cada vez mais funcional para as pessoas que utilizam.
Hoje em dia com a disputa acirrada entre empresas concorrentes que oferecem o mesmo produto, os profissionais de desenho industrial é que acabam se sobressaindo, uma vez que eles são capazes de modificar, melhorar e até mesmo criar novos produtos que atendam as necessidades dos clientes e consumidores.
Exemplo de design de produto feito em embalagem da camisa do Internacional que repercutiu pelas redes sociais. Ponto positivo para os designers de produto da Nike.
Esse profissional também pode ficar incumbido de criar a identidade visual do cliente, porém, essa criação pode ser feita pelo designer gráfico, caso exista um na empresa.
De maneira geral, o designer de produto ou desenhista industrial é quem idealizará um produto, independente do segmento dele, seja no setor de moda, um acessório para roupa, uma máquina para o setor industrial, uma cadeira de conforto extremo, uma geladeira com função diferenciada, enfim produtos que ofereçam novas funcionalidades.
A idéia partirá desse profissional que, posteriormente, fará o processo para desenvolvê-lo, ainda utilizando de softwares de computação gráfica. Depois de montado um produto experimental, apresentado e tendo a aprovação da empresa, que se inicia o processo de produção do produto.
Mercado de Trabalho – Designer de Produto
Por conta dessa concorrência existente, as empresas cada vez mais “apelam” para conquistar seu público alvo e sendo assim, os designers ganham mais espaço no mercado de trabalho, podendo trabalhar em campos como:
- Agências de publicidade e propaganda;
- Setor moveleiro;
- Indústria de moda;
- Indústria têxtil;
- Indústria alimentícia, entre outros locais.
Aos interessados em atuar nessa área, saibam que criatividade é um ponto fortíssimo. Além disso, não é um trabalho que envolverá rotinas, uma vez que cada dia será o profissional poderá estar direcionado a realizar um trabalho diferente, porém, o interessado pela área de design de produto realmente precisa gostar do que faz, já que o profissional poderá ter alguns imprevistos principalmente com clientes e aprovações.
Curso de Desenho Industrial
O curso de design de produto em si pode ser feito tanto o tecnólogo, 2 anos, como a graduação de bacharelado, 4 anos. Contudo, se você tem pressa para adentrar ao mercado de trabalho e busca algo mais prático, o ideal é a primeira opção que seria como um curso profissionalizante.
Verifique a seguir algumas das disciplinas que podem constar na grade curricular do curso de design de produto.
- Desenho;
- Sociologia;
- Fundamentos da história da arte;
- Metodologia visual;
- Psicologia da percepção;
- Antropologia cultural;
- Semiótica;
- Fotografia;
- História do design;
- Desenho de representação;
- Modelagem virtual 3D;
- Tecnologia de fabricação, dentre outras disciplinas.
Vale lembrar que ao término do curso, o aluno precisará desenvolver um projeto, onde o mesmo terá de criar, esboçar, verificar a funcionalidade, enfim, tudo sobre o produto, até mesmo a criação física do produto em questão que servirá como TCC – trabalho de conclusão de curso, avaliado por uma banca da universidade.
Existem algumas instituições conceituadas que oferecem o curso de design de produto ou desenho industrial, confira:
- Belas Artes
- SENAC
- Mackenzie
- ESDI
- Oswaldo Cruz
- FADIM
- UNESP
- FAAP
- Além claro das universidades públicas como UERJ, UFRJ, USP, etc.
Ainda que esse curso seja caro em uma instituição particular, há outras opções que podem ministrar o curso em um valor mais em conta. Contudo, é importante observar que esse será um investimento em uma carreira profissional que tem tudo para ser explorada. Além disso, o retorno pode ser muito favorável, uma vez que o salário iniciante para um designer de produto está compreendido entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00, segundo a Associação dos Designers de Produto.
Os cursos de verão são uma exelente opçao para ocupar o tempo aprendendo.
gostei da explicação sobre design de produto, gostaria de fazer.
achei ótimo e muito interessante
QUERO FAZER O CURSO DE DESIGN DE PRODUTOS COMO FAZER INSCRIÇAO
Quando será o sorteio deste curso gratuito
o SENAI é o melhor lugar para o desenvolvimento profissional