Criado em 1942, o SENAI surgiu com a missão de formar profissionais para a indústria brasileira.
O SENAI e seus cursos foram criados em janeiro de 1942, num período marcado por fortes transformações na economia do país. Nesta época nasceu a Petrobrás e foram construídas a Usina Hidrelétrica de Volta Redonda (RJ) e a Companhia Vale do Rio Doce (responsável por extrair o minério de ferro de Minas Gerais). Mas, para entender o que determinou a fundação do Serviço Nacional da Indústria, é preciso voltar um pouquinho no tempo.
Cursos Gratuitos SENAI
O Brasil sempre foi um país com forte vocação agrícola. No entanto, a partir da década de 1930, logo após a Grande Depressão (crise econômica global que teve início em 1929 e só terminou com o fim da Segunda Guerra Mundial) derrubou as exportações de café, praticamente o único produto do país com significativo volume de vendas para outros países. Os cafeicultores, então, tentaram encontrar outras oportunidades de negócios, e assim teve início efetivamente o processo de industrialização. Mesmo assim, o parque fabril se limitava a produtos que demandavam pouca tecnologia, como processamento de alimentos e à fiação têxtil.
A missão inicial do SENAI – que é um órgão não governamental, mantido pelas indústrias e suas entidades de classe – era formar técnicos para a indústria. Especialmente nos governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, o Brasil conheceu forte crescimento industrial. Em 1953, instalou-se no país a primeira montadora multinacional, demandando mecânicos e eletricistas especializados. À época, a presença do SENAI já se espalhava por quase todo o país.
Na década de 1960, o SENAI ampliou os cursos, investiu em treinamento dentro das empresas e assinou convênios com os Ministérios da Educação, Trabalho e com o Banco Nacional da Habitação. Expandiu a assistência às indústrias, investiu em tecnologia e instalou diversos centros de pesquisa. Nos anos 1990, o SENAI voltou-se para a assessoria nas áreas de produtos, processos e gestão.
+ Confira também: Vestibular SENAI Processo Seletivo
O SENAI já nasceu grande: no primeiro ano, a instituição recebeu 15 mil alunos. Hoje, são mais de 2,3 milhões de matrículas anuais e o número de estudantes capacitados em 71 anos de trabalho ultrapassa os 52 milhões. Atualmente, o SENAI possui 797 unidades fixas e móveis, em que são ministrados mais de 2.900 cursos; algumas escolas são itinerantes, atendendo a populações de regiões carentes ou remotas. Também há oferta de cursos a distância.
Além dos cursos de formação industrial, o SENAI mantém ainda escolas de nível fundamental e médio (especialmente técnico) gratuitos, centenas de cursos livres destinados à qualificação permanente dos trabalhadores e mantém a Faculdade SENAI, com cursos de graduação (bacharelado e tecnologia) e pós-graduação, sempre com ênfase na área de ciências exatas e tecnologia.
No site www.senai.br, é possível conhecer todas as opções oferecidas pelo SENAI e conhecer a história completa da instituição, que também organiza telecursos profissionalizantes, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
eu Gostaria de fazer um cursos de mestrede obra como devo fazer podemos fazer online sim ou nao
Eu admiro muito SENAI porque já conheceu tenhe grandes profissionais…