Cursos a distância ampliam as qualificações profissionais e muitos deles são gratuitos.
É preciso estar em constante capacitação, para fazer frente aos desafios do mercado de trabalho. No entanto, com a correria do dia a dia, muitas pessoas não encontram tempo para se dedicar aos estudos em uma escola presencial: o trânsito, a carga horária sempre ampliada, as distâncias, impossibilitam o aprendizado e a especialização. Para estes, a melhor opção são os cursos gratuitos a distância.
Cursos Gratuitos a Distância
São muitas as modalidades: educação inicial e continuada, ensino profissionalizante, técnico, graduação e pós-graduação. Cada uma delas requer pré-requisitos específicos. No caso de cursos livres, como os de idiomas e da área de estética, não há necessidade de ir à escola nem mesmo para as provas; já na educação formal, do nível fundamental ao superior, exige a presença do aluno em sala de aula para provas, algumas aulas e outras atividades, como a apresentação de trabalhos de conclusão do curso, estágios, etc.
As conexões com a internet cada vez melhores e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino têm ampliado o Ensino a Distância (EAD) no mundo todo. No Brasil, 15% dos alunos de graduação fazem seus cursos a distância, o que significa que um em cada sete universitários realiza a maior parte das atividades de ensino (que podem chegar a 70% do total do conteúdo) em casa, inclusive pesquisando em acervos digitalizados.
Todas as instituições do Sistema “S” mantêm cursos a distância em todos os níveis e, graças à adoção de uma política de gratuidade (uma ação de inclusão social), muitas pessoas carentes podem se candidatar a vagas em diversos cursos. Os serviços nacionais de aprendizagem – industrial (SENAI), comercial (SENAC), de transporte (SENAT), rural (SENAR) e do cooperativismo (SESCOOP) – oferecem vagas gratuitas em diversos cursos de formação profissional e técnica.
Já os serviços sociais (SESC, SESI, SEST) respondem por um grande número de vagas na educação infantil, fundamental, médio e profissionalizante. SESCOOP e SENAR desenvolvem as ações educacionais de forma integrada.
Na educação de jovens e adultos (EJA), os alunos só precisam se matricular em uma escola da rede pública, retirar o material didático, também disponível na internet e estudar em casa. Professores tiram dúvidas na instituição e, para o ensino fundamental, o aluno vai à “sala de provas” quando se sentir preparado, faz as avaliações. Para o ensino médio, basta se inscrever no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
Faculdade a Distância Gratuita
A primeira instituição a oferecer cursos gratuitos a distância foi a UAB – Universidade Aberta do Brasil. O objetivo era capacitar professores leigos, especialmente nas regiões com menor estrutura no país. Hoje, existem vários outros cursos, inclusive em nível de pós-graduação.
O exemplo foi imitado por muitas universidades públicas em todos os Estados brasileiros. As instituições distribuíram polos de apoio presencial em milhares de cidades, para o desenvolvimento das atividades que exigem a presença do aluno em sala de aula.
A Fundação Getúlio Vargas mantém diversos cursos gratuitos – alguns deles são livres, outros exigem alguns requisitos.
Cursos de Empreendedorismo Online
Para os empreendedores, o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa – oferece diversos cursos a distância gratuitos sobre gestão, administração de pessoal, controles financeiros, legislação, sustentabilidade, etc.
O serviço também oferece consultoria in company, para orientar os empresários nas primeiras atividades e também nos momentos de ampliação do negócio, captação de recursos, legalização, etc.
+ Confira: Cursos de Empreendedorismo
O SEBRAE orienta não apenas os pequenos empresários, mas até mesmo as pessoas que trabalham sozinhas, em atividades como artesanato, costura, conservação e manutenção, etc.
Gostaria que fossem mais específicos. Quais as universidades no Brasil que tem pós graduação ou MBA gratuitos?