Empreendedores sempre têm boas ideias, mas nem sempre são bons gestores. Cursos de férias podem sanar as deficiências.
Micro e pequenas empresas respondem por mais de 70% das vagas formais de trabalho no Brasil. No entanto, mais da metade delas encerram as atividades antes de completar dois anos de existência, principalmente por problemas na gestão. Isto significa não apenas o fim do sonho da autonomia, mas também contribui para o desemprego. Mas, como toda empresa tem períodos de pouco movimento, os empreendedores podem aproveitar as férias para fazerem cursos de capacitação.
Cursos de Férias para Empreendedores
Os melhores momentos para os cursos de férias para empreendedores variam de acordo com a natureza do negócio. No varejo e em muitos ramos de serviço, as vendas tendem a se reduzir no início do ano (a não ser que seja uma papelaria ou um serviço de padronização de cadernos e mochilas); na produção, é preciso verificar a sazonalidade. Em geral, universidades e instituições de capacitação empresarial oferecem cursos rápidos nos meses de férias escolares, mas é possível realizar cursos empresariais livres (sem pré-requisitos) durante todo o ano.
Para obter sucesso no negócio, os empreendedores não podem apenas focar nas atividades que elegeram para desenvolver. Um artesão, um pequeno fabricante, um lojista e um prestador de serviços precisam aprender técnicas de gestão (administrativa, contábil, comercial, etc.), recursos humanos, expansão dos negócios, planejamento financeiro, marketing, comunicação e vendas pela internet. A capacitação deve ser constante: assim, os conhecimentos vão se ampliando progressivamente, as oportunidades de êxito empresarial se ampliam e a estabilidade no negócio aumenta dia a dia.
O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas –, presente na maioria das grandes cidades brasileiras, oferece cursos gratuitos (inclusive virtuais) em diversas áreas para fomentar e melhorar a qualidade do empreendedorismo. O site é www.sebrae.com.br.
+ Confira também: Cursos SEBRAE: Torne-se um Empreendedor
Entre as opções pagas, o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), com sedes em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, oferece cursos livres de gestão para empreendedores. Para verificar as opções, consulte o site www.ibmec.br. O IBMEC é uma instituição particular de nível superior.
A Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo (www.fia.com.br), o SENAC (Serviço Nacional do Comércio), o SENAI (Serviço Nacional da Indústria), o SENAT (Serviço Nacional dos Transportes), A Business School São Paulo (www.bsp.edu.br, vinculada às Laureate International Universities) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo (www.espm.br), também oferecem cursos de férias para empreendedores, além de diversos outros durante todo o ano.
+ Veja também: Cursos de Férias
Consulte os sites para verificar os temas, as formações de novas turmas e as condições para a matrícula. Capacite-se e garanta o sucesso cada vez maior do seu negócio.
Bom eu queria sabe,se eu monta um empresa de transporte,ir nao tenho capital financeiro,o que tenho que fazer??