É importante manter os certificados dos cursos realizados, para enriquecer o currículo e poder comprovar frequência e aproveitamento. Existem muitos cursos grátis com certificado de conclusão.
Em primeiro lugar, todas as escolas, em qualquer nível, são obrigadas por lei a fornecer certificado de conclusão, além do histórico escolar. Nos níveis básico (vale lembrar que todas as crianças a partir dos quatro anos deverão estar matriculadas até 2016), fundamental, médio, técnico e superior, estes documentos são necessários para a continuidade dos estudos, comprovação da escolaridade em uma seleção profissional ou prestação de concurso público, etc. Toda a rede pública de ensino – municipal, estadual e federal – oferece os cursos regulares sem nenhum custo e tem prazos para emitir o certificado gratuitamente.
Já a rede particular de ensino e os cursos chamados livres – sem regulamentação ou controle do Ministério da Educação (MEC), com conteúdo programático e carga horária definidos pela própria escola – podem exigir o pagamento de taxas para a emissão dos certificados. Mesmo assim, estão obrigados e cumprir os prazos definidos pelos conselhos estaduais de educação (CEE).
Antes de se matricular (ou matricular os filhos) em qualquer curso regular – no Brasil, a educação é obrigatória até os 17 anos (ou a conclusão do ensino médio) –, é preciso verificar a regularização da instituição de ensino junto ao MEC e ao CEE.
Quero Fazer um Curso Online com Certificado!
Isto é especialmente importante para os cursos técnicos e de nível superior, pois muitos deles ainda não foram regulamentados e/ou reconhecidos e, se obtiverem avaliação ruim no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), podem ser penalizados inclusive com o cancelamento (em 2012, o MEC encerrou as atividades da Faculdade São Marcos, em São Paulo; os estudantes tiveram que correr para conseguir transferências e prestar equivalência de currículos – isto representou, na melhor das hipóteses, a perda de um semestre letivo).
Cursos Online com Certificado
A maioria das pessoas que procura cursos grátis com certificado, no entanto, deseja ampliar suas competências profissionais no curto prazo, para ingresso no mercado de trabalho ou melhoria das oportunidades. São aulas de informática, idiomas, gestão, técnicas de marketing, etc., que qualificam para nichos específicos. Além disto, os conhecimentos podem ser ampliados com outras opções e também nos cursos de graduação.
Os cursos livres são organizados pelas próprias escolas: não há exigência legal para a carga horária, método de ensino, forma de avaliação, etc. Inclusive, muitos deles são oferecidos totalmente online, sem a necessidade da presença do aluno em nenhuma etapa.
Por isto, é importante avaliar muito bem a qualidade destes cursos. Existem verdadeiras arapucas educacionais, tanto em escolas físicas, como em virtuais. De nada adianta fazer um curso grátis e obter um certificado, se o aluno não obtiver a qualificação desejada.
Conhecer as instalações da escola (no caso dos cursos presenciais), verificar os serviços disponibilizados (bibliotecas, laboratórios, tutorias, plantões tira-dúvidas, etc.), conversar com alunos e ex-alunos (muitos sites postam depoimentos de seus alunos) e avaliar o conteúdo dos cursos, grátis ou não, é fundamental. Sem isto, o certificado só vai servir para decorar a parede.
Vale a Pena Fazer um Curso com Certificado?
Claro que sim! O certificado é um comprovante de que a pessoa fez algum curso, seja universitário, técnico ou escolar, ou de que esteve presente em alguma palestra, eventos ou encontros escolares e profissionais que também podem oferecer tal comprovante. Dessa forma o certificado é o documento que corporifica a certificação.
Cursos com Certificado Gratis AQUI !
É importante investigar se a instituição na qual tais atividades foram realizadas são reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação), instituto de âmbito nacional que tem como responsabilidade certificar instituições de nível superior, como também se deve observar se o certificado do curso é reconhecido pelo CEE (Conselho Estadual de Educação), órgão estadual presente em todos os estados do país, sendo responsável por certificar escolas e autorizar cursos a distância no nível de ensino fundamental, médio e habilitar cursos técnicos de nível médio.
Para verificar se os cursos que você escolher no futuro ou que está cursando no momento é certificado pelo MEC ou CEE pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Tal levantamento informará o desempenho da instituição no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) caso o curso for de nível superior e outros tipos de exames institucionais.
Se você já possui um diploma de instituição reconhecida, também é interessante levar pelo menos três cópias do certificado à um cartório para que tais cópias sejam autenticadas e possam ser deixadas em empresas que por vezes pedem cópias de tais documentos.
Escolhida uma instituição confiável basta agora escolher um curso para você se aperfeiçoar e enriquecer cada vez mais seus conhecimentos e o seu currículo.