Privativo de médicos e psicólogos, o curso de psicanálise ensina as técnicas criadas por SigmundFreud e outras correntes.

Publicidade

A psicanálise é um campo clínico de investigação da psique humana. Trata-se de um conjunto de técnicas independente da psicologia, criado por um médico de formação. Foi criada em 1852, no Hospital Geral de Viena (Áustria), por Sigmund Freud, inicialmente para tratamento de pacientes histéricos e neuróticos.

Ela é, ao mesmo tempo, um método de investigação da mente, um sistema teórico sobre o comportamento humano e uma técnica de tratamento psicoterapêutico. O curso de psicanálise é dirigido a psicólogos e médicos devidamente registrados nos conselhos regionais de suas categorias. Outros profissionais das humanidades precisam ser aprovados nos processos seletivos das sociedades de psicanálise, presentes em todo o país.

Publicidade

psicanálise

O método básico da psicanálise consiste na interpretação da transferência com a análise da livre associação. O paciente, relaxado, é estimulado a narrar tudo o que vem à mente: sonhos, desejos, sentimentos de não aceitação cultural, desejos sexuais reprimidos e também as experiências vivenciadas, especialmente na infância.

Inicialmente, o tratamento não foi bem visto. O objetivo inicial da psicanálise era entender a natureza do que era conhecido, à época, como doenças nervosas funcionais, para superar os maus resultados obtidos por neurologistas. Para Freud, estes médicos queriam identificar causas físicas ou anatômicas dos distúrbios emocionais.

Publicidade

O médico austríaco acreditava que a raiz dos problemas estava nas dificuldades de relacionamento e nos desejos sexuais recalcados. Freud continuou seus estudos no Hospital Salpêtrière, em Paris (França), na companhia do também médico Jean Martin Charcot. Os demais colegas, no entanto, queriam distância da nova análise.

A psicanálise seguiu outros caminhos de dissidentes de Freud. As primeiras dissensões acontecem com Carl Gustav Jung e Edward Adler, no começo do século XX. Outras brigas aconteceram com Otto Rank, Erich Fromm e Wilhelm Reich.

Para alguns, a insistência na vida sexual dos pacientes era exagerado; para outros, ocorria justamente o contrário. Surgiram a psicologia humanista e existencial, a psicoterapia analítica e outras correntes. No entanto, a partir de Freud, teve início uma série de pesquisas sobre a psicoterapia, o inconsciente e o desenvolvimento da prática clínica, a partir de uma abordagem puramente psicológica.

+ Confira: As Melhores Faculdades de Psicologia do Brasil

Curso de Psicanálise

A formação do psicanalista é bastante demorada. A fonte teórica essencial é a psicanálise aliada à neuropatologia, mas outros cientistas acrescentaram outros conhecimentos. Mesmo assim, com mais de cem anos de vida, ela ainda é confundida com a psicologia. Psicólogos podem trabalhar com terapia comportamental cognitiva, dessensibilização e outras técnicas, além de atuar em recursos humanos e na psicologia social.

O curso de psicanálise é oferecido por institutos especializados, como a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, a Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro e a Escola Brasileira de Psicanálise. Praticamente todas as grandes cidades brasileiras oferecem as aulas para formação de psicanalistas.

Os alunos estudam as noções básicas da psicanálise, descrição do método terapêutico, mecanismo dos fenômenos histéricos, fases oral e anal no desenvolvimento da libido, Ego e Id, mecanismos de defesa do Ego, psicologia dos processos oníricos, mecanismos da formação de neuroses, neuroses de angústia, fóbica e pânico, o aparelho psíquico, a dissolução do complexo de Édipo, sociologia das doenças mentais, neurose e psicose, transferência e contratrasferência, o inconsciente e métodos de investigação do inconsciente. O currículo é bastante amplo. O curso tem duração de quatro anos para o bacharelado, seguindo de mais um ano para a licenciatura.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *