Acidentes podem acontecer a qualquer momento e em qualquer local. As chances de presenciarmos um acidente, seja de estranhos ou dentro do círculo de nossos conhecidos, amigos e familiares é muito grande e estar preparado para auxiliar diante de uma situação com essa pode ser muito útil. O atendimento rápido pode ajudar a salvar muitas vidas (primeiros socorros) além de ajudar em casos mais graves no socorro que vem depois do chamado aos paramédicos ou bombeiros.

Publicidade

Não se limitar a chamar uma ambulância quando presenciamos um acidente pode ajudar a evitar muitas mortes, pois por muitas vezes os primeiros cuidados devem ser feitos o quanto antes.  Por isso, realizar um curso de primeiros socorros pode ser de muita utilidade para os cidadãos.

Primeiros Socorros

Publicidade

Existem diversos modos de se realizar um curso de primeiros socorros. São inúmeras as instituições que oferecem o curso a presos acessíveis, além de muitos locais que oferecem cursos qualificados de primeiros socorros gratuitamente. Em um bom curso de primeiros socorros, os participantes irão aprender primeiramente como reconhecer situações de emergência que requerem pronto atendimento, afinal, nem todos os acidentes deixam marcas externas.

Após aprender a identificar casos de risco, o aluno irá aprender sobre a gravidade de situações, prestação de atendimento imediato e correto para cada tipo de acidente, meios rápidos de acionar e chamar o atendimento profissional à emergências e, par acasos mais graves, o estudante aprender até como executar um transporte de vítima para unidades hospitalares, quando à espera ao atendimento profissional não pode esperar.

Escolas com Curso de Primeiros Socorros

Existem muitas instituições com cursos voltados ao pronto atendimento de vítimas de acidentes. Conheça algumas das instituições que disponibilizam este curso para a população:

Publicidade

Preventiva Saúde

Desde 2009 é uma empresa especializada no ensino e atendimento empresarial de primeiros socorros e técnicas preventivas. Seu curso de pronto socorro recebe o nome de APH – Atendimento Pré- Hospitalar – e tem carga horária de 8 horas, abordando temas como os aspectos legais do socorro e suas fase, Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP) e utilização de Desfibrilador (DEA), atendimento à asfixia por engasgo, convulsões, desmaios, hemorragias, queimaduras (queimaduras químicas, queimaduras físicas e queimaduras elétricas), atendimento a em casos de intoxicação biológica e intoxicação química, atendimento à infartos, traumatismos craniano, técnicas de imobilização para fraturas e coluna cervical, ferimentos por animais peçonhentos e domésticos. Também é ensinado como montar uma caixa eficiente de primeiros socorros. É preciso ter no mínimo de 18 anos e o valor do curso de 156 reais. Para mais informações, visite o site oficial:  www.preventivasaude.com.br

Escola de Bombeiros do Estado de São Paulo

A EBESP – Escola de Bombeiros do Estado de São Paulo – disponibiliza técnicos e profissionais de seu grupo para oferecer à população o curso de primeiros socorros. Com duração de 4 horas, o curso aborda diferentes temáticas como: suporte básico à vida, sistemas de emergência, reanimação Cardiopulmonar (RCP) praticado com manequins próprios para a atividade, explicação teórica e demonstrativa da utilização do Desfibrilador externo Automático (D.E.A), além de simulado prático. Na conclusão do curso é oferecido certificado oficial da EBESP. O valor do curso de primeiros socorros é de 50 reais. Para maiores informações, visite o portal oficial: www.escoladebombeiros.com.br

Algumas universidades promovem anualmente o curso gratuito de primeiros socorros, de acordo com a disponibilidade de profissionais e horários. Senac e Unicamp são algumas das instituições que ofereceram curso de primeiros socorros gratuitos, porém, para checar a disponibilidade de turmas e realização dos curso, é preciso ficar atento junto ao site das próprias instituições, as quais divulgam esporadicamente o surgimento dos cursos e vagas gratuitas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *