A panificação é um dos setores que mais crescem no país. Cursos ajudam a capacitar pessoal e empreendedores.
Foi-se o tempo em que a padaria comercializava pães franceses, leite, alguns doces e o cafezinho do balcão. Hoje, a padaria é um ponto de encontro e as melhores são as que oferecem mais opções para seus clientes. Para tanto, é preciso que os profissionais estejam capacitados. Cursos de panificação conferem valor ao currículo, permitem que empreendedores ampliem seus pequenos negócios e mesmo que donas de casa ampliem a renda mensal com a oferta de produtos diferenciados.
Curso de Panificação
O objetivo dos cursos de panificação é fornecer as técnicas de produção (em suas diversas formas de apresentação – pães doces, integrais, enriquecidos com grãos, etc.), respeitando as normas de higiene, segurança e exposição. Apesar de estar em ascensão, o mercado é cada vez mais exigente. Além das práticas culinárias propriamente ditas, bons cursos devem apresentar também as melhores formas de atendimento aos clientes.
Existem muitos vídeos sobre a confecção de pães disponíveis gratuitamente na internet, além de muito de muitos cursos livres online, também gratuitos ou com valores bastante acessíveis. Quem pretende se profissionalizar pode começar com estas atividades e, em seguida, fazer cursos mais extensos, como os oferecidos pelo SENAC (Serviço Nacional do Comércio – www.senac.br) e SENAI (Serviço Nacional da Indústria – www.portaldaindustria.com.br/senai). Nos sites indicados, é possível obter os endereços eletrônicos das entidades em cada unidade da federação.
Panificação
Em comum, todos os cursos de panificação abordam uma breve história da panificação (vale lembrar que o pão foi um dos primeiros alimentos produzidos pela humanidade), métodos de conservação, ingredientes básicos, normas de higiene e segurança, fermentação da massa, uso dos utensílios e maquinários e preparo de pães básicos, enriquecidos, semifolhados, brasileiros (broa de milho, pão de queijo, etc.), sempre seguindo as especificações da ficha técnica de cada item.
A preparação de salgados comuns em nossas padarias, como coxinhas, risoles, enroladinhos, empadas e esfihas faz parte do conteúdo da maioria dos cursos. No SENAC de São Paulo, a carga horária é de 80 horas. Já o curso de panificação oferecido pelo SENAI tem 160 horas de aula. Em ambos, é necessário ter 16 anos ou mais e ter concluído o ensino fundamental.
Existem também cursos técnicos de panificação (de nível médio). A disponibilidade varia de Estado para Estado. Algumas escolas consultadas, como o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) oferece a certificação em módulos: ao final do primeiro, os alunos recebem certificados de auxiliar de panificação; do segundo, auxiliar de panificação e confeitaria. Ao fim do curso, estão habilitados com o diploma técnico, válido para se candidatar a vagas no ensino superior.
+ Confira também: Como Fazer Cupcakes e Ganhar Dinheiro
Quem pretende abrir sua própria padaria, por menor que seja, deve procurar fazer também cursos sobre gestão, administração financeira, legislação, marketing, etc. Isto aumenta as chances de êxito do negócio, mesmo que seja uma microempresa sediada na cozinha da própria residência.