O idioma é a décima língua mais falada do mundo. Descubra como encontrar cursos de japonês gratuitos.
O Japão é a terceira economia do planeta. De acordo com a Fortune 500, classificação anual das maiores empresas do mundo a partir de suas receitas, 68 das principais organizações estão sediadas no país do Sol nascente. Além disto, a cultura nipônica está impregnada no país, graças à forte influência que a imigração dos japoneses provocou no país.
Origami, mangá, desenhos animados, sushi bar e karaokê são apenas alguns exemplos. Por isto, fazer um curso de japonês, especialmente gratuito, pode significar mais oportunidades de emprego e possibilidades de aproveitar o idioma, falado por 120 milhões de pessoas.
Curso de Japonês Gratuito
Apesar do que parece, o japonês não é tão difícil de aprender, ao menos na fala. Os sons utilizados são de fácil pronúncia, não existem gêneros (masculino e feminino), plural, nem artigos e há somente dois tempos verbais: presente e passado. Os alfabetos, cujos símbolos representam silabas (e não sons, como o alfabeto ocidental), são o hiragana, usado para grafar as palavras em japonês, e o katakana, empregado na grafia de palavras estrangeiras, onomatopeias e, em alguns casos, para destacar determinado trecho no texto. O romaji é a transcrição fonética da língua japonesa para o alfabeto ocidental.
Como Fazer um Curso Grátis de Japonês
Mas a escrita não é assim tão simples: é preciso aprender também os kanjis, cerca de dois mil ideogramas usados nos textos em japonês. O governo do país, no entanto, criou o joyô kanji em 1981, com apenas 23 símbolos. Quem pretende estudar pela internet precisa baixar o suporte ao idioma, para poder usar o teclado em japonês. O site da Microsoft (www.microsoft.com) oferece este serviço, para quem não tem o CD de instalação do Windows.
Especialistas em educação sugerem que um curso de japonês tenha início com a memorização do traço das letras. No site Aeriagloris (www.aeriagloris.com/learnjapanese) apresenta testes dos caracteres. É possível treinar o hiragana, katakana e romaji. No Realkana (www.realkana.com/practice), é preciso copiar os caracteres que aparecem aleatoriamente na tela. É possível selecionar apenas alguns conjuntos de caracteres já aprendidos, como as vogais e alguns conjuntos de vogais e consoantes (não existem símbolos para consoantes isoladas, como o “B” e o “C”, em japonês).
A NHK – Nippon Hosô Kiokay (Corporação de Radiodifusão Japonesa, a rede de rádio e TV pública do país) – oferece cursos de japonês gratuitos, com aulas a partir de transmissões de rádio da emissora. São trechos curtos, de cerca de dez minutos. A NHK também oferece cursos de tradução, silabário japonês e vocabulário, além de dicas sobre a cultura japonesa.
É possível aprender jáponês também em sites como um Busuu (www.busuu.com), Babbel (www.pt.babbel.com) e Livemocha (www.livemocha.com). Basta acessar e começar as aulas.
gostaria muito de fazer o curso de linguas estrageiras principalmente japones ja q trabalho com culinaria japonesa mais ñ tenho como pagar e ñ tem este curso no rs só em sp. porque?
Vim do Japão recentemente, e gostaria de estar fazendo o curso, para me aperfeiçoar e ensinar a meus filhos, mas pelo que vi ,só tem em Pernambuco, moro em São paulo…alguma sugestão? obrg
Como é que pode ser um um curso online e sua inscrição é necessário ir à faculdade que fica em São Paulo? E as outras pessoas dos outros estados, como poderão ser escrever?
Caso, venha ter uma nova turma online, gostaria de estar participando.
Quero fazer esse curso,gostaria de saber se é transmitido online? Se for possível,para quem mora em Minas gerais,eu quero fazer o curso. muito obrigado.
Gostaria de sabre mais sobre o curso de Japones. Grata Gysselle