A engenharia mecânica atrai milhares de jovens fascinados por exatas. Conheça um pouco mais sobre o curso.
A engenharia é a arte da construção. Uma casa, uma ponte, uma estação espacial necessitam da contribuição do engenheiro, desde a concepção até a conservação. A área da engenharia mecânica é responsável pelo projeto, desenvolvimento, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico planeja, detalha o projeto, cria e testa protótipos e acompanha a produção de carros, sistemas de refrigeração e aquecimento e sistemas de produção de energia, além de ferramentas específicas para estas atividades.
Curso de Engenharia Mecânica
Para realizá-las, é preciso calcular a matéria prima necessária e organizar os sistemas de logística para que a linha de produção se mantenha ágil e eficiente. Supervisiona todos os processos (moldagem, estamparia, etc.) e faz ainda o controle de qualidade do produto final, acompanhando testes de resistência.
É necessário também acompanhar as normas de segurança de produção, sistemas de armazenagem e distribuição, etc., e este engenheiro é responsável pela mão de obra, observando o desempenho de mecânicos, eletricistas, torneiros e bombeiros hidráulicos. Por isto, o curso de Engenharia Mecânica, além das disciplinas técnicas, oferece também informações sobre gerenciamento e gestão de negócios.
Além do trabalho na indústria, o engenheiro mecânico pode trabalhar como consultor técnico de vendas, verificando as necessidades dos clientes de acordo com as instalações disponíveis, o volume de produção, a capacidade de escoamento. Prestadores de serviços que trabalham com máquinas e equipamentos (por exemplo, empresas de transportes) também necessitam deste profissional para a aquisição e adaptação de peças e acessórios.
As Melhores Faculdades de Engenharia Mecânica
O curso de Engenharia Mecânica tem duração de cinco anos e o foco principal são as ciências exatas (especialmente matemática e física) e desenho industrial. De acordo com o Ministério da Educação, os melhores cursos são os da Universidade de Brasília, Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), Universidade Federal de Itajubá (MG), Universidade Federal de Viçosa (MG), Universidade do Estado de Santa Catarina (Florianópolis), Universidade Federal do Ceará (Fortaleza), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Guarapuava), Instituto Técnico de Aeronáutica (São José dos Campos – SP. O curso é específico para a aviação) e Instituto Militar de Engenharia (Rio de Janeiro). Muitas outros cursos obtiveram nota 4 no ENADE – Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudantes.
+ Confira também: Curso de Automação Industrial – O que é, Salário e Informações
Mercado de Trabalho para Engenheiros Mecânicos
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) prevê grande demanda por engenheiros mecânicos nas próximas décadas, inclusive importando profissionais de outros países. Com o crescimento da economia, os gargalos na infraestrutura de transportes do país se tornam cada vez mais evidentes. O Brasil precisa de rodovias, ferrovias, hidrovias, aeroportos e portos, e tudo isto necessita de peças e equipamentos. A extração de petróleo do pré-sal também vai demandar máquinas específicas.
A demanda está mais aquecida na área de desenvolvimento de projetos, em que o engenheiro mecânico desenvolve projetos, propõe soluções tecnológicas, desenvolve produtos e melhora o desempenho dos sistemas. O aumento da renda dos brasileiros também aumentou as vendas de veículos, eletrônicos e eletrodomésticos, gerando novos desejos de consumo e, consequentemente, exigindo criatividade da indústria.
O salário inicial de um engenheiro mecânico é de R$ 3.200, em média, de acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Esse curso gratuito vai me ajudar muito msm