Um curso de eletricista pode ser a oportunidade de obter uma profissão rentável e estável.
O mercado da construção civil está em constante expansão no país. Novos empreendimentos imobiliários surgem a cada dia, demandando profissionais competentes: empreiteiros, encarregados de obras, pedreiros, encanadores, pintores. E se, há apenas 150 anos, iluminávamos nossas salas com velas e aquecíamos a água do banho no fogão a lenha, hoje em dia é impossível pensar o mundo sem energia elétrica.
É aí que entra o curso de eletricista: jovens a partir dos 16 anos podem obter uma qualificação para se inserir no mercado de trabalho, enquanto os mais velhos podem reorientar suas carreiras profissionais. São muitos os cursos disponíveis.
Curso de Eletricista Grátis SENAI
O eletricista pode trabalhar em instalações residenciais, comerciais e industriais, não apenas na etapa inicial da construção, mas também na conservação, ampliação e manutenção. Um bom curso de eletricista capacita os alunos para trabalharem como instaladores e para corrigir instalações antigas.
Por exemplo: até algumas décadas atrás, uma tomada na cozinha resolvia o problema: hoje, as cozinhas recebem fogões elétricos, fornos, eletrodomésticos, refrigeradores, etc. e, para evitar sobrecargas e perigosos curtos-circuitos, é preciso ampliar a rede elétrica com segurança e eficiência.
Com o curso de eletricista, o aluno aprende a projetar, executar e fazer a manutenção das instalações, tornando-o apto a atender às mais diversas solicitações. Existem cursos livres presenciais e online, vídeos disponíveis na internet, e sempre é possível complementar o aprendizado em cursos específicos, como instalação predial, manutenção, etc. Na internet, é possível encontrar diversas apostilas para download, para manter o profissional atualizado e competitivo no mercado.
Curso de Elétrica para Eletricistas
O curso de eletricista para iniciantes aborda energia e trabalho, condutores de energia elétrica, isoladores e eletrodutos, lei de Ohm, potência elétrica, ligações em série e em paralelo, rede elétrica, instrumentos de medição, ferramentas, dispositivos de controle de iluminação, campainhas e cigarras, previsão de cargas, quadro de distribuição, condutores elétricos, soldagem e isolação de emendas de fios, motores elétricos, magnetismo e eletromagnetismo, indução, capacitores, resistores, partida com transformador, etc.
Diversos cursos livres também oferecem noções de empreendedorismo, administração, mercado e plano de marketing. São conceitos muito úteis para quem pretende atuar como autônomo e precisa gerir sua própria empresa (mesmo que seja tocada apenas pelo próprio eletricista).
Os cursos online são indicados para quem não tem disponibilidade para se deslocar duas ou três vezes por semana a uma escola física. O aproveitamento depende do foco dispensado à atividade. É preciso reservar algumas horas do dia para estudar e rever as matérias, para eliminar dúvidas.
+ Confira: Curso de Eletricista – Manutenção, Predial e Industrial
Existem cursos de eletricista em nível médio, oferecidos por diversas escolas públicas e privadas. O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) mantém um programa de bolsas para estes cursos, para estudantes carentes. É preciso acompanhar o site para verificar a formação de novas turmas e os requisitos para a gratuidade.
COMO FAÇO P ME ENCREVER NO CURSO DE ELETRECIDAS DE GRAÇA.
QUERO SABER SOBRE O CURSO DE ELETRECISTA , TEM IDADE PRA FAZER
como faço pra mim escrever no curso de eletricista?