Para o desenho artístico ou para trabalhar como ilustrador, é preciso ter sido agraciado com um bom traço, criatividade e originalidade. Mas o desenho está presente também em outras áreas, como o desenho técnico em diversas áreas industriais e de serviços, permitindo o acesso a profissões com bons salários e excelente mercado de trabalho.
Além disto, o desenho é uma atividade lúdica, que pode ser utilizada em casa, com os filhos, em sala de aula, para ilustrar os conteúdos que estão sendo trabalhados, e até em psicoterapia e terapia ocupacional, para atendimento de crianças, adolescentes e portadores de necessidades especiais.
O homem desenha há pelo menos 40 mil anos. Foram preservados registros em cavernas, as chamadas pinturas rupestres, mostrando cenas de caça, pesca, coleta, atividades do dia a dia dos seres humanos. Mas, se à época, bastavam algumas garatujas, atualmente, com exceção das atividades meramente recreativas, quem quer desenhar precisa se aprimorar e dominar diversas técnicas.
Melhor Curso de Desenho Online
Esse foi considerado por especialistas o melhor curso online de desenho atualmente da internet. O investimento é muito baixo para o conhecimento que você irá adquirir. Aprenderá a fazer qualquer tipo de desenho, principalmente nesse estilo cartoon, altamente procurado por empresas para ilustrar campanhas publicitárias.
Vale muito a pena, eu fiz e recomendo! Além de fazer um excelente curso de desenho, você conseguirá trabalhar na área pois aprenderá passo a passo como fazer trabalhos incríveis para vende-los na internet. Aproveite a oportunidade!
Cursos de Desenho Online
No Brasil, existem cursos não presenciais de desenho técnico e artístico desde os anos 1930: eram os cursos por correspondência. Os alunos matriculavam-se, recebiam o material didático, tiravam suas dúvidas e eram avaliados com a intermediação dos correios. Era um processo muito lento no início: uma carta nacional demorava até cinco dias para chegar ao destinatário.
Com a popularização da internet, nos anos 1990, tudo mudou: cartas foram substituídas por e-mails, que chegam imediatamente. Além disto, vários cursos online foram organizados: são aulas gravadas, fato que permite que alunos e professores não precisem se encontrar no tempo, nem no espaço. As escolas mantêm plantões de dúvidas (em alguns casos, 24 horas) e o curso pode ter sido gravado um ano antes de o estudante acessar a aula.
No YouTube, há opções para retratos, desenhos a grafite, animais, figuras humanas, caricaturas, esboços, desenho de construção, arquitetônicos, etc. a lista é muito extensa para ser registrada aqui. Encontrei aulas para crianças, professores, ilustradores e desenhistas técnicos. O melhor é que são cursos bastante completos, com aulas apresentando níveis de dificuldade cada vez mais complexos.
Até quando parei de pesquisar, identifiquei mais de cem cursos livres de desenho artístico e cerca de metade disto de desenho técnico online. As escolas virtuais oferecem opções para iniciantes e para quem já tem boas noções de desenho. Estas escolas apresentam ilustrações e esquemas que podem ser impressos, para facilitar o aprendizado, e também incluem vídeos passo a passo.
Cursos de Desenho Presenciais
Em mais de cinco mil (dos 5.561) municípios brasileiros, encontrei escolas de desenho, na maior parte artísticos e para crianças. Em mais da metade deles, encontrei psicólogos que utilizam o desenho com fins terapêuticos. No entanto, o desenho técnico e arquitetônico é bastante restrito. Encontrei mensalidades em R$ 80 e R$ 500.
A Linguagem Arquitetônica, prova eliminatória na seleção de alunos em diversos cursos de Arquitetura, Desenho Industrial e Engenharia, é oferecida apenas por cursinhos pré-vestibulares pagos. O desenho técnico é oferecido gratuitamente em algumas cidades, por instituições como SENAI (Serviço Nacional da Indústria) e SENAC (Serviço Nacional do Comércio). São municípios em que há demanda destes profissionais; fora deles, apenas escolas particulares oferecem esta possibilidade.
O Desenho e a Informática
Os programas de computação gráfica afastaram muitos profissionais das pranchetas – e tornaram muitos deles obsoletos. Por outro lado, abriram outro nicho de mercado para os desenhistas. Não basta dominar o programa, é preciso ter boas noções de estética, proporção, perspectivas.
Sem isto, o desenhista digital será um profissional medíocre, dificilmente passando de ser um assistente. A informática é uma ferramenta surpreendente, mas ainda não consegue suplantar o fator humano. O mesmo ocorre com redatores: processadores de texto oferecem muitas facilidades, mas não substituem a criatividade do escritor.
Faculdade de Desenho
Muitas instituições de nível superior oferecem cursos de desenho técnico e artístico. É o caso das faculdades de desenho industrial (que formam profissionais para design gráfico, de produto e de moda), que oferecem um número elevado de vagas nos cursos tecnológicos (que não contemplam o aluno com o título de bacharel); em contrapartida, é possível realizá-los em curtos períodos (entre cinco e seis semestres).
Os cursos de desenho artístico, ao contrário, são mais longos, oferecem a opção de licenciatura e são a escolha certa para quem quer se dedicar à pintura e gravura. Além disto, permitem que os licenciados ministrem aulas de desenho e artes para aulas nos níveis básico, fundamental e médio do ensino. Há cursos em universidades públicas e particulares.
Realmente é uma arte maravilhosa,o desenho gostaria de saber mais detalhes sobre,esse curso,se gratuito,uo se tem alguma mensalidade?no mais agradeço pelo demostrativo,MORO NO INTERIOR DO ESTADO DE GOIAS,SE FAZER ESTE CURSO EM:EAD.UM FORTE ABRAÇO JUAREZ
Gostaria muito de fazer esse curso por favor respondam. Muito grato desde já bom trabalho a vocês