A caligrafia é a escrita manual em que se destacam a beleza, uniformidade e elegância.
A letra uniforme e legível ajuda em diversos aspectos. Quantos alunos não foram reprovados em provas simplesmente porque os professores não conseguiram “decifrar” os garranchos em forma de respostas? Além disto, um bilhetinho deixado ao lado do ser amado pode aumentar o poder de sedução e uma proposta de emprego preenchida com uma boa escrita pode ser um diferencial para o selecionador.
Curso de Caligrafia
Caligrafia – do grego kalli, beleza e graphê, escrita – é uma arte visual. Pode ser descrita como a arte de dar aos caracteres uma forma harmoniosa e funcional. A caligrafia pode ser também uma profissão: calígrafos são contratados para subscrever convites para casamentos e outros eventos, para desenhar fontes (tipos de letras) e trabalhar no design gráfico, na arte sacra e na produção de documentos memoriais, como placas de inauguração.
Para a transmissão de conhecimentos e informações, e também para causar boa impressão, é preciso que a letra seja legível e bonita. A simples visualização de um texto manuscrito já predispõe o destinatário à leitura. E mesmo quem tem “duas mãos esquerdas”, com o perdão dos canhotos, pode melhorar a escrita em pouco tempo, fazendo um curso de caligrafia. Existem opções online e presenciais, inclusive com vídeos gratuitos no YouTube (www.youtube.com).
Um curso de caligrafia oferece aos alunos as noções gerais da escrita, as fontes de iluminação corretas, a postura corporal adequada, a forma de segurar o lápis ou caneta, termos usados em caligrafia, tipos de letras, proporção entre maiúsculas e minúsculas, espaçamento entre as letras, caligrafia ronde (de formas arredondadas) e gótica e a sequência de construção de letras e números.
As lições são práticas, com exercícios para flexibilizar mãos e dedos, exercícios musculares para eliminar tensões que prejudiquem a escrita, além das técnicas para desenvolver a caligrafia comercial, gótica e ronde. Os cursos de caligrafia são livres, sem supervisão do Ministério da Educação. Portanto, não existe a exigência de avaliações, nem de atestados de frequência. Muitos cursos online permitem a prestação de exames pela internet, sem necessidade de deslocamentos à escola.
A vantagem destes cursos de caligrafia é que as aulas podem ser assistidas a qualquer momento e, como são pré-gravadas, podem ser iniciadas imediatamente após a matrícula, sem necessidade de espera de formação de turmas. No entanto, muitos alunos precisam da presença do professor ao lado, para sentirem maior apoio. Neste caso, os preços são mais caros.
Enquanto nos cursos online a inscrição custa em média R$ 250, nos presenciais, este é o valor da mensalidade, e os cursos de caligrafia podem durar até dez meses (é a extensão do curso mais conceituado no mercado, a Escola do Professor De Franco).
Se você busca exercícios de caligrafia para imprimir, você pode te acesso clicando aqui!
Estou a procura de curso pra melhorar a grafia