O curso de atendimento ao cliente visa preparar profissionais que irão lidar com o público em geral. Os profissionais que lidam com o público são a interface entre a empresa e o mercado, dessa maneira, esses profissionais são grande parte da imagem que o cliente tem da empresa.
Ter um bom produto, ser inovador e ter uma boa visibilidade no mercado são alguns dos grandes fatores que levam os clientes à sua empresa, no entanto, para conquistar a venda é fundamental um bom atendimento. O profissional que trabalha nessa área deve entender o que o cliente deseja e oferecer um produto ou serviço dentro do portfólio que satisfaça ou exceda a expectativa.
Curso de Atendimento ao Cliente
Diversas instituições oferece o curso de atendimento ao cliente, algumas, como o SEBRAE, de maneira gratuita. Os cursos não costumam ter mais de 16 horas, por isso podem ser qualificados na categoria de “cursos rápidos“. Esse curso específico tem como objetivo ensinar técnicas de apresentação, tentar conhecer as necessidades de seu cliente, superar suas expectativas, conquistar sua lealdade e saber lidar com as reclamações.
O Curso de Atendimento ao Cliente oferecido pelo SEBRAE é totalmente gratuito e ministrado a distância, tendo uma carga horária de 15 horas. Esse curso é um excelente oportunidade para quem deseja aprender as técnicas de atendimento e não tem disponibilidade para frequentar um curso formal ou não tem dinheiro para o investimento.
Uma vez inscrito no curso online do SEBRAE, este fica disponível para o aluno por 30 dias. Nesse período o aluno será acompanhado por um tutor com experiência no assunto, que estimulará as discussões e responderá às questões e dúvidas levantadas. O curso de atendimento ao cliente oferece material didático para consultado, que poderá ser baixado para consulta.
Para quem prefere cursos presenciais, o SENAC oferece este em várias de suas unidades com carga horária que varia de 15 a 21 horas por um valor médio de R$186, tendo descontos para pagamento a vista e para comerciários.
Qual objetivo do curso?
Capacitar os alunos a pensarem de forma crítica sobre como é importante um atendimento eficaz. Técnicas de como transmitir segurança e clareza ao cliente são alguns dos conhecimentos técnicos que o aluno que está fazendo o curso aprenderá para realizar uma operação de venda ou negociação com sucesso.
Público-Alvo do Curso de Atendimento ao Cliente
O curso de Atendimento ao Cliente é voltado para todos os profissionais, que de alguma maneira se relacionam com clientes ou que gerenciam essas atividades. Diferente do que normalmente se pensa, esse curso não é voltado apenas para vendedores ou atendentes, empresários que trabalham diretamente com os clientes e gerentes, podem aprender bastante com esses cursos.
Dentro da empresa, o atendimento ao cliente, também é uma ferramenta útil. Setores que prestam serviços internos também lidam com clientes. Apesar de não precisarem “vender”, esses funcionário também precisam atender com qualidade e, principalmente, entender as necessidades de seu “cliente”.
Mercado de Trabalho para quem quer trabalhar com Atendimento ao Cliente
As empresas estão buscando funcionários capazes, não só de vender seus produtos, mas transmitir a filosofia da empresa. Esses funcionários devem entender o que a empresa está oferecendo aos seus clientes e o que esse clientes realmente precisam. Somente com essas informações serão capazes de prestar um serviço de atendimento ao cliente qualidade.
Competências para um atendimento ao cliente de qualidade
- Pessoa – Respeito às Pessoas, Humildade, Bom Humor
- Estratégia – Foco no Cliente
- Liderança – Poder de Influência, Flexibilidade
- Execução – Diálogo Claro
O atendimento ao cliente pode ocorrer de duas maneiras principais: na pré-venda e no pós-venda. Na pré-venda atuam os profissionais que tentam entender o que o cliente deseja e indicam produtos que satisfaçam essa necessidade. Esses profissionais devem conhecer a fundo os produtos e serviços oferecidos.
A outra categoria de excelência no atendimento ao cliente atua no pós-venda, sendo responsável pela assistência técnica e pelos feedbacks dos clientes. Esses funcionários têm um papel imprescindível em qualquer empresa séria, eles são responsáveis por ajudar um cliente depois da sua compra e tentar contornar possíveis problemas.
Orientar e ajudar o cliente após a compra transmite confiança, pois mostra que a empresa não está somente interessada na venda e sim na satisfação desse consumidor. Em qualquer negócio, é normal alguns clientes encontrarem problemas, o modo como esse problema é resolvido é o que diferencia uma empresa das outras.
O funcionário de atendimento ao cliente será a interface entre um consumidor insatisfeito e a empresa, por isso é fundamental o preparo para transformar o que, inicialmente, parece um problema em uma oportunidade de passar a imagem de uma empresa séria e comprometida com a satisfação.
Outro aspecto importante desse cargo, é saber ouvir tanto os elogios quanto às críticas. A crítica é apenas uma sugestão de melhoria, feita por um cliente que tem confiança na empresa, caso contrário ele simplesmente não compraria mais. Um profissional preparado para receber e entender as críticas, repassando-as aos setores competentes, é fundamental para qualquer empresa comprometida.
Hoje com esta correria do dia-a-dia, os cursos a distância é uma excelente opção para quem tem o seu tempo reduzido para os estudos, pois podemos nos programar melhor.
u atuo como Corretor de Imóveis ,e preciso passar crédibilidade aos meus Clientes e futuros Clientes.Eu preciso muito me aprimorar no atendimento ao Cliente, e esse Curso veio calhar com o tipo de profissão que eu exerço. meus parabens por mais essa dica maravilhosa ,eu mais uma vez só tenho a agradecer.Afinal nós profissionais Liberais precisamos cada vez mas de o melhor atendimento aos nossos Clientes.