No início, surgiu o personal trainer. Hoje, há consultores para as mais diversas situações do cotidiano.
Os “personals” vieram para ficar. Hoje, há consultores para treinamento físico, imagem (vestuário e postura), decoração e até organização da despensa e da geladeira. Quem contrata um personal é alguém que não tem tempo nem habilidades para cuidar dos exercícios físicos, da casa ou do guarda-roupas.
Um personal trainer é um educador físico, profissão que requer nível superior. Mas os consultores de imagem e organização doméstica – os personal stylists – são apenas pessoas práticas e organizadas, com boa capacidade para estabelecer ambientes e looks adequados.
Consultoria de imagem
Muita gente compra roupas todas as semanas e, ao abrir o armário, não encontra nada para vestir. O consultor de imagem é o profissional que mostra as melhores combinações e também como utilizar as mesmas roupas variando as peças para não parecer repetitivo.
Um consultor de imagem não se limita apenas ao vestuário: ensina truques de maquiagem para valorizar o rosto e disfarçar pequenas imperfeições, indica o melhor corte de cabelo para a estrutura da cabeça e estuda a conduta pessoal dos clientes para corrigir, por exemplo, erros de postura corporal e suprimir vícios de linguagem.
Ao observar o cliente em suas atividades diárias, o consultor de imagem identifica, por exemplo, inadequações como “meia cheia” (em vez de “meio cheia”), menas e “da onde” (no lugar de “de onde”). Também ajuda a evitar posturas autoritárias, como os braços sempre cruzados e a coluna vertebral curvada para trás. Linhas de expressão que geram uma imagem negativa, como a testa enrugada, podem ser eliminados.
Cores e estampas mais condizentes com a estrutura do cliente também são indicadas pelo consultor de imagem: por exemplo, é ele quem deve dizer, para quem está acima do peso, que os florais exagerados devem ir para o fundo do armário até que os quilos extras sejam eliminados (talvez com a ajuda de outro consultor, o personal trainer).
Consultoria de decoração
Na decoração, o consultor precisa ter a habilidade de alterar a disposição de móveis e objetos em diversos ambientes, sem a necessidade de comprar novas peças. Além disto, deve ter noções de iluminação, ventilação e paisagismo, para garantir ambientes agradáveis e saudáveis.
+ Confira: Curso de Decoração
Não se trata de um designer de interiores, geralmente um arquiteto que desenvolve projetos de mobiliário e decoração. O consultor de decoração apenas fornece dicas para otimizar a ocupação de dormitórios, cozinhas e salas: é uma pessoa organizada que transforma um ambiente atravancado num local agradável, apenas alterando cores, a disposição, deslocando peças para outros ambientes ou mandando-as para um depósito.
Consultor de alimentação
No item alimentação, muito procurado pelos solteiros e divorciados que moram sozinhos (este modelo de família, em que a casa é habitada por apenas uma pessoa, é o que mais cresce no país, segundo o IBGE), o desafio é manter a despensa com alimentos saudáveis e apetitosos em pequenas porções, de acordo com o gosto do cliente. É preciso organizar uma dieta balanceada, sem permitir que haja desperdício de mantimentos.
Este organizador elabora listas de compras, encomenda refeições congeladas, limpa o refrigerador e fornece dicas para a manutenção dos eletrodomésticos e pode sugerir a aquisição de fornos de micro-ondas, liquidificadores e sanduicheiras, por exemplo, para facilitar e conferir maior rapidez ao preparo das refeições.
+ Confira também: Curso de Nutrição
Quem mora sozinho dificilmente pode comprar um mamão formosa ou um abacaxi inteiros: após a ingestão de algumas fatias, as frutas estarão estragadas. O organizador pode sugerir trocas, como polpas de frutas congeladas, para sucos, ou a aquisição de porções mínimas em supermercados (que também estão interessados neste nicho de mercado, oferecendo porções individuais de frutas, verduras e legumes).
Consultores e Personais
Como se vê, todos estes profissionais entram na vida íntima de seus clientes: vasculham casas e armários, alteram a rotina diária com suas indicações e invadem, com autorização, a privacidade. Para isto, é necessário muita franqueza, mas sempre aliada com tato e bom humor.
A conquista dos clientes está diretamente relacionada à qualidade dos serviços prestados. Quem está satisfeito com as orientações do consultor certamente o indicará para amigos e familiares.