É bastante fácil. Alguns concluintes do curso técnico conseguem empregos com bons salários e condições de trabalho.
Especialistas em educação garantem: concluído o curso técnico, é fácil conseguir emprego. Além disto, pesquisas indicam que os salários iniciais de alguns técnicos são superiores aos do pessoal que conclui o nível superior, especialmente em faculdades mal avaliadas no mercado.
Como é evidente, a qualificação profissional é um processo permanente e, assim, um técnico em qualquer área pode seguir seus estudos em um bacharelado ou graduação tecnológica.
Nas empresas, os técnicos ocupam posições intermediárias entre gerências e supervisões e os executores das tarefas, como auxiliares e operários. Por isto, os contratantes esperam que os candidatos, além de deter conhecimento técnico, sejam proativos e tenham capacidade para solucionar problemas e aumentar o rendimento das equipes.
Empregos de Cursos Técnicos
De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o índice de empregabilidade dos alunos da entidade em fase de conclusão do curso técnico atinge 90%. Os salários também são atraentes: em média, os formados nas 21 categorias mais demandadas pela indústria, ainda segundo o SENAI, recebem pouco mais de R$ 2.000 mensais.
+ Vale a leitura: Como Fazer um Curso Gratuito no SENAI
Por outro lado, estudo realizado pela Fundação Dom Cabral em 2010 indica que 91% das empresas brasileiras encontram dificuldades em contratar. Do total de vagas no período pesquisado, dois terços eram para profissionais com curso técnico.
Outro dado importante: estudantes bolsistas do PRONATEC (Programa Nacional do Ensino Técnico e Acesso ao Trabalho), do governo federal, apresentam uma taxa de abandono de 13%. Quem pretende fazer um curso técnico precisa se conscientizar de que é preciso muito esforço e estudo para ter sucesso. Ler livros e jornais regularmente melhora a capacidade de interpretação de textos e auxilia no aprendizado de qualquer disciplina.
+ Confira: Lista dos Melhores Cursos Técnicos para se Profissionalizar
Os Melhores Cursos Técnicos do Brasil
Entre os cursos técnicos, selecionamos os cinco que oferecem o maior número de vagas de emprego, tendência que deve se manter nos próximos anos, de acordo com diversas consultorias de recursos humanos.
Área de Petróleo e Gás: São cursos voltados para a implantação e controle dos processos de prospecção, extração e refino destes produtos. Com o aumento da produção brasileira, a tendência é contratar cada vez mais técnicos.
Administração e Contabilidade: Estão entre os mais clássicos cursos técnicos e demanda continua em alta. Toda empresa de médio e grande porte possui um departamento administrativo de apoio e tarefas como gestão de RH, marketing, gestão financeira, controle de estoque, contas a pagar e receber, etc., sempre estão contratando pessoal.
Enfermagem: A principal função desta área é a produção da saúde. Além de atuarem como auxiliares em hospitais e clínicas, os técnicos em enfermagem podem trabalhar em escolas, casas de repouso para idosos, centros de reabilitação de dependentes de drogas e álcool, etc.
Eletrotécnica: É a área responsável por dimensionar, instalar, operar, ampliar e manter os sistemas elétricos na indústria, comércio e residências (através de prestadoras de serviços). A procura por concluintes deste curso técnico e grande, tanto nas pequenas, quanto nas grandes cidades.
Edificações: Com o aumento do número de construções, impelido pelo crescimento econômico, cresce o espaço para técnicos em edificações, que acompanham as obras, supervisionados por engenheiros civis e arquitetos e orientando o trabalho dos operários.
Completam as carreiras que oferecem mais empregos para pessoal com curso técnico estão as áreas de Eletrônica, Logística, Mecânica, Segurança no Trabalho e Secretariado. Curiosamente, o número de candidatos para este último curso tem caído ano a ano.
Leia também:
queria estudar no Senai