É preciso cumprir alguns pré-requisitos, mas há muitas vagas para trabalhar na ONU.

Publicidade

A ONU – Organização das Nações Unidas – foi criada em 1945, com o objetivo de deter os confrontos bélicos (nesse ano, encerrou-se a Segunda Guerra Mundial, que trouxe perdas humanas e materiais em todos os continentes). Atualmente, os objetivos deste organismo internacional são o direito, segurança, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. Veja como trabalhar na ONU e contribuir para estes objetivos.

Cargos e Oportunidades de Trabalho na ONU

As vagas para trabalhar na ONU são divulgadas diariamente no site www.nacoesunidas.org (em português). As categorias mais elevadas de servidores públicos internacionais são “P” (Professional) e “D” (Director) – profissionais recrutados internacionalmente, que servem em diferentes locais durante a carreira.

Publicidade

Para serviços gerais e categorias relacionadas, podem trabalhar para a ONU pessoas residentes nas localidades indicadas, sem necessidade de deslocamentos. Já os profissionais nacionais precisam ter disponibilidade para se mudar para outras cidades do país. No serviço de campo, os trabalhadores são transferidos para diversos locais do planeta em que haja confrontos militares, terrorismo, violência urbana, fome, etc.

trabalhar na onu

Podem se candidatar a trabalhar para a ONU principalmente os profissionais da área de saúde, Direito, Jornalismo, Comunicação, Economia, Rádio e TV, Estatística, Tradução e Relações Internacionais, entre outros segmentos de apoio a comunidades em situação de risco.

Publicidade

O nível superior de escolaridade é exigido para quase todos os cargos, mas há vagas em diversas áreas para trabalhar na ONU, que incluem carpintaria, secretariado e programação/ manutenção de computadores.

Além disto, é necessário proficiência em ao menos dois dos idiomas oficiais; para trabalhar na ONU, o candidato deve ter domínio sobre o inglês, francês, espanhol, russo, árabe ou chinês. No site www.careers.un.org (em inglês), os candidatos encontram os cargos disponíveis organizados por carreira, as exigências específicas, salários e benefícios. A mesma página relaciona os cargos para trabalhar nas Forças de Paz das Nações Unidas.

trabalho na onu

No Twitter UN Jobs (www.unjobs.org), também é possível encontrar boas oportunidades. Este não é um site oficial, nem vinculado à entidade internacional, mas divulga boa parte das vagas abertas para trabalhar na ONU.

Cada agência, fundo ou programa especializado da ONU (como o UNICEF, UNESCO, UNAIDS, PNUD, FAO, etc.) tem seu sistema próprio de seleção de pessoal. Os links para cada instituição que operam no Brasil estão disponíveis na página www.onu.org.br/onu-no-brasil (em português).

Uma vez cumpridos os pré-requisitos, os candidatos que querem trabalhar na ONU podem preencher online um formulário de inscrição. As informações são transmitidas diretamente para o departamento de recrutamento do organismo internacional.

Muito cuidado: alguns sites não oficiais (na verdade, piratas) cobram taxas para receber o currículo. O processo seletivo para trabalhar na ONU é totalmente gratuito e em nenhuma etapa cobra qualquer forma de pagamento.

De acordo com a Carta das Nações Unidas, a seleção de pessoal se baseia no grau de qualificação dos candidatos e no maior número de países participando do recrutamento, para garantir a diversidade de trabalhadores nos órgãos internacionais.

Confira também:

Posts Similares

1 Comentário

  1. Bom dia!

    Prezados,

    Quero trabalhar para a ONU na área da Educação. Pode ser Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em diversas áreas do conhecimento nesse campo. Há possibilidade para eu confeccionar materiais educativos pedagógicos para o ensino aprendizagem de crianças?

    Aguardo Resposta,

    Marilene Pires

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *