O Poupatempo foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo com o intuito de reunir diversos serviços públicos num só lugar, facilitando o acesso para a população.
O Poupatempo foi criado em 1996 e teve sua primeira unidade inaugurada em 1997. O programa tem como intuito reunir, em um amplo local, informações e serviços públicos à população, facilitando seu acesso, sem discriminação ou privilégios.
Hoje são 45 unidades de atendimento em toda a cidade de São Paulo. É possível encontrar o serviço na Capital Paulista, Grande São Paulo, Litoral e Interior.
Entre os serviços disponibilizados, os mais procurados são: Carteira de Identidade, CNH, licenciamentos de veículos, atestado de antecedentes criminais e carteira de trabalho.
Com a expansão do serviço surge o e-Poupatempo, que disponibiliza serviços como IPVA, DPVAT, multas de trânsito, etc., por meio eletrônico.
O modelo de atendimento do Poupatempo vem sendo seguido por diversos órgãos públicos e pela iniciativa privada.
Como Trabalhar no Poupatempo
Há quatro formas de trabalhar no Poupatempo
- Concurso Público
- PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo)
- Terceirizado
- Estagiário
Trabalhar no Poupatempo por Concurso Público
Por concurso público é feito por Secretárias Municipais, Estaduais ou Federais, já que os serviços oferecidos no projeto abrangem os três poderes executivos. É preciso aguardar edital que sai em Diário Oficial para poder inscrever-se. É preciso ficar atento ao Edital, pois muitos deles têm prazos predeterminados para fim de contrato.
PRODESP
Pela PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) é feita através de Edital pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Terceirização
O ingresso terceirizado dá-se via empresas autorizadas a prestarem serviços para o Poupatempo. É possível encontrar a listagem destas empresas no site do Poupatempo. As empresas terceirizadas encaminham seus funcionários para os órgãos que contratam desta forma.
Estágio
Há duas formas para ingressar no Poupatempo como Estagiário. Ou por Concurso Público, ou via Terceiros. Os concursos públicos são de nível municipal, estadual e federal e são publicados em Diário Oficial. Já via terceiros, é necessário verificar a listagem de empresas que estão contratando, para poder candidatar-se. Ambas tem contrato com prazo de até dois anos.
+ Leia também: Jovem Aprendiz – O que é, Como Participar, Inscrições
E você, conhece alguma dica de como trabalhar no Poupatempo?
ja me cadastrei e nao sei como entrar para começar