A PID – Permissão Internacional para Dirigir – é aceita em 130 países: é a melhor permissão para dirigir no exterior.
Não é um documento obrigatório (a própria carteira nacional de habilitação permite a condução de carros aqui e na maior parte das nações do mundo, exceção feita à Coreia do Norte), mas a PID facilita a vida de muitos motoristas brasileiros. A permissão para dirigir no exterior pode ajudar com a locação de carros, com a legislação local, com os agentes de trânsito e em caso de acidentes e infrações, que são muito comuns no caso de turistas, principalmente os que vão para a Europa. Fazer um passeio pelo sul da França ou do centro para o norte da Itália é uma pedida e tanto.
Carteira de Motorista para Dirigir no Exterior
O condutor que tem a PID – repetindo, permissão para dirigir no exterior – se livra de vários constrangimentos em alemão, árabe, espanhol, inglês, francês, russo e português, quase metade do mundo. A leitura do chip do condutor em todos estes idiomas acelera a liberação do veículo. Além disto, a condução pelo chip da PID permite a checagem de informações pessoais e a locação de carros. A agilidade no atendimento em caso de acidentes e a rapidez em receber o seguro são outros pontos positivos (com o passaporte em mãos). Porém, se houver infração ou acidente, o motorista será detido e terá que responder às autoridades policiais.
Onde vale a PID?
É preciso, no entanto, estar em um dos 130 países da Convenção do Tráfego Rodoviário de Viena. Ela foi estabelecida em 1968 no país, mas não vale para os que se extraditam. Nestes casos, é preciso tirar a carta de motorista no país de ingresso. Só turistas podem se valer deste recurso.
Atualmente, a PID é concedida pelos Detrans de cada Estado – todos eles filiados à FIA –Federação Internacional de Automobilismo. A apresentação da CNH é suficiente para adquirir a carteira internacional. A exceção fica por conta dos motoqueiros. A taxa para emissão da carteira fica em um pouco mais de R$ 210 (o valor é definido pelos Departamentos Estaduais de Trânsito).
Como tirar a PID (Permissão Internacional para Dirigir)
É preciso se apresentar ao Detran da unidade da federação de residência com duas fotos 3×4, cópias autenticadas da CNH e RG, comprovante de residência e apresentar documento de identidade contendo o registro de naturalidade. Também é preciso apresentar a carteira de identidade, a CNH e o comprovante de pagamento da taxa. Para países que exigem visto de entrada, também é preciso apresentar o passaporte com o visto. Não preciso fazer nenhum tipo de exame.
Se a CNH estiver vencida, será preciso solicitar o serviço de renovação antes da emissão da PID. Importante: CNH sem foto precisam ser substituídas. Se o portador tiver carteira emitida por outro Estado, também deve solicitar uma nova carteira da UF, antes de solicitar a Carteira Nacional com Permissão para Dirigir no Exterior. É preciso solicitar a renovação da carteira antes de solicitar a PID, que, é bom lembrar, não substitui a carteira nacional de habilitação.
Quero fazer curso online para dirigir no exterior gratuito
Ótimo esse artigo de permissão para dirigir fora do país