Tornar-se um profissional de sucesso é o sonho de todos. Mas é preciso seguir algumas regras para concretizá-lo.
Ser um profissional de sucesso, reconhecido no mercado, financeiramente independente, disputado por várias empresas, é o desejo da imensa maioria das pessoas economicamente ativas. No entanto, isto não se resume apenas ao domínio das técnicas da área de atuação: é preciso muito mais.
Em primeiro lugar, é preciso ser pontual, e isto não significa apenas chegar e sair nos horários determinados. É preciso cumprir prazos e metas e, quando isto não for possível, uma boa dica é assumir as falhas, sem empurrar o fracasso para outros membros da equipe.
Como ser um Profissional de Sucesso
Quando não é possível desenvolver determinada tarefa a contento, a mentira é a pior solução. Os superiores certamente conseguirão identificar a origem da falha e, com isto, o empregado perde a confiança dos chefes, fica rotulado como incompetente, tem reduzidas as chances de crescer na empresa e, em caso de prejuízo, pode ser demitido, inclusive por justa causa. Já no processo de seleção, é preciso apresentar as reais competências, para não ser surpreendido com uma tarefa para a qual não tem as qualificações necessárias.
A aparência pessoal é fundamental. Isto significa o uso de roupas adequadas para o ambiente de trabalho, maquiagem discreta e nada de decotes, nem roupas justas.
É comum o uso de equipamentos da empresa para tarefas pessoais. No entanto, é preciso verificar quais são as liberalidades permitidas. Imprimir trabalhos escolares no ambiente de trabalho ou acessar as redes sociais durante o horário de trabalho pode ser aceitável em alguns locais, mas terminantemente proibido em outros. Mais grave é levar material da empresa para casa. Não é normal carregar papel sulfite, grampos, clipes. Mesmo que eles sejam de pouco valor, isto configura motivo para demissão por justa causa, fato que prejudica qualquer carreira.
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Se as atribuições do empregado não representam um desafio e acabam se tornando desmotivantes, é importante demonstrar isto para os chefes. Eles podem incentivar a busca de um novo emprego ou propor a transferência para outro setor da empresa. É importante ficar sempre aberto a novas atividades e deixar isto bem claro para os superiores.
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Toda empresa tem seus segredos, que podem estar no modo de produção, no relacionamento com fornecedores, no atendimento a clientes. Nunca torne públicos estes sigilos, nem comente sobre as formas de organização do trabalho adotadas pelo empregador anterior. Falar mal de antigos chefes é ainda mais conflituoso e reduz as chances de ascensão profissional. Quem fala mal do superior de ontem, amanhã poderá revelar as deficiências do chefe de hoje.
Tratar bem os colegas, sair para almoçar com eles, participar da happy hour, são atividades importantes para granjear confiança e simpatia. Os chefes também merecem deferência: por mais que sejam chatos – e até incompetentes para a função –, não se deve passar por cima deles. Observar a hierarquia é fundamental para se tornar um profissional de sucesso.
Sempre que possível, é de bom alvitre evitar relações muito íntimas com colegas e superiores. O fim de um relacionamento pode prejudicar bastante a carreira. Da mesma forma, é preciso separar o pessoal do profissional: quem tem problemas em casa não deve levá-los para o ambiente de trabalho, carregando o mau humor, a ansiedade e a irritação para a empresa. Evitar fofocas também é importante, para não cair em “panelinhas”, sempre isoladas pelos demais colegas.
Por fim, é importante estar sempre atualizado sobre novas técnicas e softwares aplicados na atuação profissional. Cursos, palestras e workshops enriquecem o currículo e aperfeiçoam a atuação profissional.