Quase todos nós passamos por uma fase roqueira na adolescência, mas apenas uma minoria consegue se tornar um bom guitarrista.
Um dos sonhos mais comuns dos adolescentes é se tornar um astro do rock. Claro, existem outras tribos e ritmos, mas o rock continua firme e forte há mais de 60 anos. Na banda, a maior parte das atenções vai para o vocalista e o guitarrista (muitos grandes artistas exercem as duas funções). No entanto, para qualquer atividade, não basta apenas gostar de fazer: é preciso saber fazer, isto é, ter o dom. Muitos músicos obscuros poderiam ter obtido destaque em outras profissões, se tivessem observados suas faculdades. Mas, se o dom existe, vale a pena investir, trabalhar duro e, com o tempo e a prática, se tornar um bom guitarrista.
A primeira coisa a fazer para se tornar um bom guitarrista é procurar o instrumento certo. O jogo eletrônico Guitar Hero passa a impressão de estarmos realmente tocando, mas é totalmente diferente de uma guitarra real. No mercado, existem instrumentos para todos os bolsos. No início, não é preciso adquirir uma Les Paul, que faz parte do sonho de consumo de muitos músicos. Observe se o instrumento tem bom acabamento, é equilibrado e mantém a afinação, para permitir bons ensaios.
O mesmo vale para o amplificador. Na hora da compra, combine tons e efeitos. Para começar, existem os modelos combo, pequenos e fáceis de serem transportados.
Para os primeiros acordes, e solos, dê preferência às cordas leves, como a “09”. As pontas dos dedos ainda não estão calejadas e as cordas leves não provocarão grandes estragos. Não se iluda: nas primeiras escalas, os dedos vão doer muito. Mas com o tempo, muito treino e uma rotina de estudos bem organizada, os dedos vão ficar progressivamente mais fortes.
Esqueça conselhos de amigos sobre as palhetas: cada músico tem um jeito diferente de usá-las. Depende do tipo de som que você pretende fazer e da forma como a palheta é manipulada. Vá a uma loja de instrumentos musicais, teste vários modelos – eles variam em tamanho, espessura e flexibilidade –, converse com o vendedor e faça a sua escolha. Cada músico é único naquilo que faz.
Ensaiar sozinho pode causar desmotivação. Procure uma escola – assim, você terá uma obrigação com a sua guitarra. O conhecimento musical é fundamental para a formação. Outra boa dica é formar uma banda, que ajuda a harmonizar o som dos instrumentos: a combinação básica é guitarra, baixo, bateria e voz.
Quando a banda se achar pronta, convide amigos e faça uma demonstração. Um artista não deve apenas tocar seu instrumento: ele precisa dominar o palco, interagir com o público, surpreender. Se a reação for positiva, está na hora de cair na estrada: bares, baladas e eventos. Talvez seja preciso tocar de graça no começo, mas nenhuma carreira começa pelo topo, até porque quem está no auge só pode cair.