É um documento muito importante para o dia a dia. Saiba como fazer o CPF pela internet.
Muitas ações da vida civil dependem do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas. Sem o cartão que comprova a inscrição, não é possível, por exemplo, abrir conta bancária, operar no mercado de ações, comprar ou vender imóveis e prestar a declaração anual de renda.
O CPF é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda. Uma vez cadastrado, o contribuinte receberá um número que de nove dígitos (seguidos por dois dígitos de verificação), que o acompanhará por toda a vida. A Receita Federal deixou de enviar o cartão pelos Correios: é preciso fazer a impressão pela internet.
Este documento não tem fé pública, ou seja, não é válido como documento de identificação, já que não tem foto nem assinatura. Ao apresentar o CPF, é preciso portar também a cédula de identidade, CNH (carteira nacional de habilitação) ou documento oficial de carreira (como a carteira da OAB, CRM e outros órgãos de classe).
Como Fazer CPF pela Internet
O CPF pode ser solicitado por todos os brasileiros. Para os menores de 16 anos, o pedido deve ser feito pelos pais ou responsáveis. Pessoas incapazes ou interditadas podem fazer o CPF através de seus tutores ou curadores. O documento de pessoas falecidas com bens a inventariar pode ser solicitado pelo inventariante, cônjuge ou sucessor (herdeiro ou legatário).
A inscrição no cadastro é obrigatória para todos os proprietários de imóveis, servidores públicos, profissionais liberais sem vínculo empregatício, empregados sujeitos à retenção de imposto de renda na fonte (descontado na folha de pagamento), titulares de contas bancárias (inclusive de poupança), contribuintes individuais junto ao INSS, microempreendedores individuais e operadores de bolsas de valores.
Onde tirar o CPF
É possível fazer o CPF nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios. É mais fácil e rápido, no entanto, fazer o documento pela internet. Nas agências, é preciso comparecer com documento de identidade e título de eleitor (apenas para maiores de 18 e menores de 70 anos). Para menores de idade, tutelados ou sujeitos a guarda judicial, é preciso documento de identidade do interessado e de um dos pais ou responsáveis e/ou documento que comprove a tutela.
Uma vez preenchido o formulário na agência, o novo inscrito no CPF deve acompanhar o andamento do pedido no site, na aba “Consulta Andamento”. Será solicitado informar o local de atendimento presencial, código de atendimento e data de nascimento.
Na internet
É preciso acessar a aba “CPF” e, em seguida “Inscrição CPF internet” do site https://www.receita.fazenda.gov.br, que pede os seguintes dados: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, naturalidade e nome da mãe. O formulário online prossegue com endereço completo, telefone e celular.
Uma vez preenchido e conferido, basta clicar em “enviar”. O site gera um comprovante de inscrição e um número de protocolo. A impressão pode ser feita em alguns dias depois da inscrição eletrônica. O cadastrado deve acompanhar a emissão do número do CPF através do mesmo site.
Fazer o CPF pela internet é um serviço gratuito, assim como nas embaixadas brasileiras. Nas agências bancárias e dos Correios, é cobrada uma taxa de R$ 5,70. Menores de 16 anos não podem fazer a inscrição online.