Os brasileiros estão voando cada vez mais. Veja como comprar passagens com aéreas com milhas acumuladas.
Muitos consumidores se rendem ao novo hábito da classe média: viajar de avião. É preciso ficar claro, no entanto, que os programas de milhagem não saem “de graça”: pode haver um desconto, mas as milhas já foram pagas (com a compra das passagens) e muitas vezes é preciso esperar muitos meses para “ganhar” uma passagem.
Como Comprar Passagens com Milhas Aéreas
Milhagens são programas de fidelização dos clientes, que adquirem os tíquetes sempre nas mesmas empresas aéreas e acumulam pontos para posterior troca.
Para que isto possa acontecer, os consumidores devem consumir os serviços da companhia, que, em algumas campanhas promocionais, incluem também os gastos com o cartão de crédito, hospedagem em alguns hotéis ou compras em lojas virtuais. Na maioria dos casos, a reserva pela internet e a emissão eletrônica das passagens garante mais milhas para o usuário.
Cada aérea define os critérios para as compras de passagens com milhas. São pisos mínimos de pontuação acumulada, que pode servir apenas para amortizar a aquisição e não garantir a gratuidade da nova viagem. É importante ler o contrato com atenção: em alguns casos, há prazo de validade para usar as milhas; em outros, elas não podem ser usadas em fins de semana e feriados prolongados.
Muitos viajantes acumulam milhas e não as utilizam para novas compras, simplesmente por não entender o funcionamento destes programas. Em alguns casos, os pontos perdem a validade, sem que seus proprietários obtenham descontos ou gratuidades.
+ Confira: É Possível Viajar só com Milhas? Como Acumular Milhas?
Como Usar as Milhas para Viajar de Avião
O ideal é concentrar todas as viagens aéreas em uma única companhia. A avaliação dos serviços prestados, por serviços de defesa do consumidor, mostra que não há grandes disparidades. Assim, fica mais fácil controlar as milhas. Nunca se deve deixar de conferir o extrato, já que a principal reclamação dos consumidores é o não lançamento das milhagens devidas.
Planeje os seus passeios com antecedência, porque os descontos são maiores para compras antecipadas. De preferência, deixe as milhas para viagens de maior distância e período de permanência no destino.
Nos trajetos curtos, as companhias costumam praticar bons descontos e, nestes casos, o uso das milhas, que não pode ser combinado com outras promoções, pode ficar desinteressante.
No Brasil, diversos sites fazem a intermediação entre as companhias e os clientes que querem comprar ou vender milhas (o negócio funciona com um mercado livre de milhagens). Em períodos de tráfego aéreo muito intenso, com as festas de fim de ano e férias escolares, é possível conseguir grandes reduções nos preços das passagens.
Um exemplo é a empresa MaxMilhas e HotMilhas. A concretização da transação de compra e venda de milhas só é efetivada depois que a aérea envia um código especial para o titular das milhas, por celular ou e-mail.
Apenas com este aval, os pontos são transferidos. Quem tem milhas em excesso pode vendê-las no site. Basta fazer um cadastro, especificar o valor e a quantidade do negócio. A empresa trabalha com milhagens da TAM, Gol e Azul. Quem quer viajar pode consultar as ofertas e comparar com os preços praticados pelas aéreas, também divulgados nos sites.
+ Leia também: Profissões para Quem Gosta de Viajar