A matéria-prima do publicitário é a criatividade. Ele é o profissional que tem a missão de criar, realizar e divulgar campanhas e peças publicitárias tanto no ambiente offline como também no ambiente online, sempre procurando a melhor maneira de apresentar um produto ao público-alvo/consumidores e trazer resultados para seus clientes.

Publicidade

Para atingir esses objetivos, o publicitário deve estar ciente de alguns fatos sobre a profissão, conhecendo melhor o mercado em que atua para ganhar destaque e projeção nele. Vamos a eles:

Atuação ampla

Publicidade

publicitário

Uma das grandes vantagens de quem curda e trabalha com Publicidade é o fato de atuar em um mercado amplo, que permite a atuação em diversas áreas diferentes. Geralmente, esses profissionais atuam em agências de marketing/publicidade/comunicação ou em empresas, onde podem atuar nas mais diversas áreas: criação, atendimento, tecnologia, social media, atendimento, vendas e mídia são alguns exemplos.

Faculdade de Publicidade

Publicidade

A faculdade de publicidade capacita o aluno não apenas dando suporte teórico, mas também prático. Em regra, as instituições que oferecem este curso possuem a chamada agência (ou empresa) júnior em suas grades curriculares, onde os alunos simulam o dia a dia do mercado publicitário trabalhando com cases reais ou não e sendo avaliados por isso.

Dessa forma, os formando saem preparados para a realidade que encontrarão no mercado.

 Estágio

Não se engane: o mercado publicitário é amplo, mas muito disputado. Para conseguir um estágio, o recém-formado deve possuir um portfólio atrativo e interessante, que chame a atenção dos recrutadores. A solução para isso? Fazer trabalhos interessantes desde a faculdade e começar a recheá-lo de bons trabalhos desde cedo. Nada de perder tempo!

Pressão existe, sim!

Um dos mitos que cercam a  profissão de publicitário é que trata-se de um nicho onde se trabalha pouco e ganha muito. Nada disso! O dia a dia de um profissional de publicidade é bastante agitado e ele sofre muita pressão por resultados por parte de seus clientes, uma vez que os objetivos que eles almejam alcançar passam diretamente pelas suas ideias.

Além disso, a carga de trabalho também costuma ser grandes.

agência de publicidade

Características importantes de um publicitário

Existem algumas características que o publicitário precisa carregar para se dar bem neste ramo. Algumas delas são:

Saber trabalhar em equipe: nada de individualismo! Neste mercado, o trabalho é feito em equipe. Por isso, este profissional deve saber ouvir, ser flexível e saber lidar com as pessoas e com divergências.

Curiosidade: esta é, talvez, a característica mais importante para se tornar um publicitário de sucesso. Nunca se dê por satisfeito com o que já sabe. Estude, pesquise, teste novas ferramentas, soluções e ideias, seja uma pessoa inquieta!

Desapegue-se da rotina: o dia a dia de um publicitário traz sempre um trabalho diferente com uma temática diferente. Além disso, como trabalha com criatividade, muitas vezes a inspiração pode demorar a chegar e o resultado esperado só acontecer depois de virar uma noite no trabalho, por exemplo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *