Muitas pessoas sonham em se tornar empresárias. Conheça algumas boas ideias de negócios lucrativos com baixo investimento inicial.
Ser seu próprio chefe, definir os horários de trabalho, encurtar distâncias entre a residência e o local de trabalho e até superar o desemprego: são muitos os motivos que levam os brasileiros a se tornarem empreendedores. Com a economia aquecida, existem muitas boas ideias de negócios lucrativos, mas é preciso ter foco, trabalhar duro e dispor de uma reserva financeira para os primeiros meses, até que o empreendimento comece a gerar lucro.
É preciso conhecer também as próprias qualidades e limitações. Uma pessoa tímida e reservada dificilmente terá sucesso na área de vendas, enquanto outra pessoa que gosta de se relacionar e conversar bastante encontrará dificuldades trabalhando sozinha, em casa.
Na internet, é possível encontrar muitas ideias de franquias e kits básicos para a fabricação de sacolas biodegradáveis, blocos de concreto, pequenos reparos automotivos, além de serviços estéticos, limpeza de residências e escritórios, etc. numa pesquisa rápida, é possível encontrar centenas de boas ideias.
Boas Ideias de Negócios Lucrativos
Alimentação e vestuário são duas boas opções de negócios lucrativos. Com o aumento de vagas, muitas pessoas retornaram ao mercado de trabalho e os salários estão em alta. Estas pessoas precisam se vestir adequadamente e muitas delas fazem refeições fora de casa. As ideias variam de acordo com o bolso: um carrinho de cachorro quente, uma pequena lanchonete montada numa van, padaria, entrega de refeições, lanchonete, restaurante por quilo, etc.
No ramo do vestuário, é possível obter licença para vender roupas e acessórios em bancas de rua, comprar artigos em áreas de comércio popular e revendê-los no varejo, importar itens da moda. Trabalhar com calçados exige cuidados, já que é preciso manter um bom estoque para atender à clientela. Bijuterias encontram boa aceitação no mercado, mas é preciso ter bons conhecimentos, criatividade e originalidade.
A fabricação e venda de material de higiene e limpeza pode se tornar um negócio lucrativo para quem tem espaço livre onde será instalada a pequena fábrica. É preciso tomar cuidado com a legislação, já que muitas substâncias utilizadas na produção podem ser tóxicas e o descarte de rejeitos segue normas específicas.
Com a popularização da internet, as lojas virtuais vêm crescendo bastante nos últimos anos. A expectativa para esse ano é de uma expansão de 24%, atingindo 50 milhões de consumidores no país. Pode-se vender de tudo, de brinquedos a produtos eróticos, de alimentos eletrônicos. Existem formas de pagamento seguro (para o vendedor e o comprador); outra vantagem é a desnecessidade de formação de estoques e de uma grande equipe de vendas, o que garante preços mais baixos.
Seja qual for a escolha, é importante é planejar corretamente, dimensionar o negócio, o tempo necessário para o retorno do investimento e também capacitar-se para gerir: administrar pessoal, controlar as receitas e despesas, lidar com fornecedores e precaver-se contra incidentes que impeçam a atividade profissional. Sem isto, nem mesmo a melhor ideia poderá se transformar em um negócio lucrativo.