O bacharelado em teologia é indicado para pessoas religiosas que queiram atuar como pastores e sacerdotes.
Um dos pré-requisitos para se tornar um pastor da maioria das igrejas evangélicas ou um sacerdote católico é obter o título de bacharel em teologia. O curso proporciona formação humanística e interdisciplinar e pode ser útil também para leigos que queiram se engajar nas atividades pastorais da igreja.
Teologia é o estudo das religiões em seu desenvolvimento histórico e sua influência sociopolítica na atualidade. O bacharel em teologia pesquisa os fenômenos, manifestações e tradições de sua religião, interpreta os textos considerados sagrados, as doutrinas e os dogmas – pontos fundamentais de determinada crença, como a aceitação da Trindade (a existência de Deus Pai, Filho e Espírito Santo) pela maioria das religiões cristãs.
Bacharel em Teologia
Com seus conhecimentos, o bacharel em teologia pode contribuir para melhorar o desempenho das instituições religiosas e seu papel junto aos grupos sociais e à implantação de políticas públicas para reduzir desigualdades, fomentar a educação e preparar os fiéis para vivenciar os preceitos propostos pelas igrejas. Os estudos são realizados com o auxílio das ciências humanas, como sociologia, história e antropologia.
O bacharel em teologia pode atuar também como consultor de instituições e grupos religiosos ou pesquisador de textos antigos (para isto, é necessário ter conhecimento de línguas antigas, como o latim e o grego arcaico). Ao final da graduação, a maior parte das faculdades oferece a opção de licenciatura, necessária para quem pretende dar aulas. Diversas escolas confessionais de nível fundamental e médio (católicas, metodistas, presbiterianas, etc.) mantêm em seu currículo a disciplina “Religião”.
As forças armadas também contratam teólogos, que atuam como capelães em suas instalações. A Petrobras disponibiliza bacharéis em teologia em suas plataformas marítimas, para o atendimento espiritual de seus empregados. Editoras e produtoras de áudio e vídeo também demandam estes profissionais, para supervisionar o material publicado. Alguns hospitais contam com a presença de teólogos, para o conforto e prece de seus pacientes.
No entanto, o mercado de trabalho é restrito. O bacharelado em teologia é uma opção principalmente para quem quer ampliar seus conhecimentos sobre a espiritualidade e a relação do homem com a divindade. Candidatos a padres e pastores cursam teologia para aumentar seus conhecimentos e utilizá-los nos sermões e aconselhamentos. Os seminaristas católicos precisam ainda fazer filosofia e cumprir os votos determinados pela igreja, para receberem o sacramento da ordem.
O curso de teologia, intitulado “Ciências da Religião” em algumas faculdades, tem duração de oito semestres. Os currículos oferecidos variam de acordo com a orientação doutrinária de cada instituição. A liberdade para estabelecer as disciplinas de acordo com as próprias crenças é regulamentada por pareceres do Conselho de Ensino Superior, vinculado ao Ministério da Educação. Em comum, todas oferecem o estudo aprofundado das tradições e sua inter-relação com o meio cultural. Para se graduar, é preciso cumprir um estágio (numa escola, igreja, etc.) e apresentar um trabalho de conclusão do curso.
Na Arquidiocese de São Paulo, os padres recém-ordenados recebem salários mensais de R$ 1.500. Os valores variam de acordo com a arrecadação das dioceses. Moradia, alimentação e seguro saúde são pagos pelas paróquias.