Quem viaja para a Alemanha não pode perder a chance de se aventurar pelas rodovias do país, as famosas Autobahn.
Literalmente, autobahn significa “caminho de carro”. Seriam apenas autoestradas como as existentes em outros países europeus, sempre muito bem conservadas, sinalizadas e com excelentes serviços de apoio aos viajantes, se não fosse por um pequeno detalhe: nas autobahn, não há limite de velocidade.
Curte acelerar forte? Autobahn na Alemanha!
Na Alemanha, é permitido que motoristas brasileiros pilotem seus carros apenas com a carteira nacional de habilitação. A carta internacional só é exigida para permanências acima de 30 dias, ou quando se pretende cruzar fronteiras – existem bons roteiros, com passagens pela Suíça, Áustria e Dinamarca, por exemplo.
Por definição, só são consideradas autobahn as estradas com ao menos três vias em cada direção. Existem limites para a velocidade: regiões montanhosas, mais comuns no sul do país, vias sinuosas, más condições de tempo e trechos perto de núcleos urbanos. Quem ainda não está acostumado precisa escolher a faixa do meio: à direita, transitam caminhões e motoristas vagarosos: já a faixa esquerda é reservada aos “ases do volante”.
Para pilotar a 200 km/h nestas estradas, o ideal é alugar um carro potente (a escolha do carro e o pagamento podem ser feitos ainda no Brasil, antes da viagem). O BMW série 1 ou o Audi A1 são opções relativamente econômicas. A locação do Audi A1 hatchback sai por pouco menos de R$ 200 (é preciso contratar ao menos cinco diárias). Quem tem maior disponibilidade em caixa pode escolher entre algumas das maiores marcas da Europa: Bugatti, Bentley, Jaguar, Aston Martin, Porsche e até uma Ferrari Testarossa, um dos modelos mais procurados pelos aficionados por velocidade e luxo.
Ferrari a 330km/h na Autobahn alemã
Autobahn, sem limite de velocidade!
As autobahn são verdadeiros tapetes, que “pedem” aceleração: é virtualmente impossível encontrar buracos ou ondulações. A exceção, é claro, fica por conta dos meses frios, em que as precipitações de neve são comuns em todo o país. O ideal é viajar entre maio e setembro, inclusive para aproveitar a luminosidade natural: quanto mais próximo do norte do país, mais longos são os dias, mas a paisagem do sul também impressiona, com suas montanhas e pequenos bosques.
Carros europeus são equipados de fábrica com alguns acessórios que os brasileiros precisam pagar à parte se quiserem tê-los em seus veículos (como air bags para motoristas e passageiros). Um deles é a partida sem chave: basta apertar a embreagem e pressionar o botão “start” (iniciar). Para destravar o freio de mão, pise no freio e pressione o botão “parking” (estacionar).
O GPS também é bem mais sofisticado: em vez de indicar apenas origem e destino, pode-se escolher se quer fazer o trajeto por autobahn ou estradas menores, passar por pontos turísticos durante o trajeto, cruzar túneis ou vias montanhosas, etc. Quem quer acelerar pode solicitar que a locadora configure o GPS sempre escolhendo preferencialmente as autobahn.
O ponto mais importante é a segurança: é possível acelerar sem medo, mas as Autobahn não são milagrosas: apenas foram projetadas, construídas e conservadas com a melhor tecnologia disponível na atualidade. Cuide-se e divirta-se na sua viagem.